Últimas do blog

Principais Sinais e Sintomas do Câncer

9rae253vvp_5mqz1sd2os_file

Muito embora grande parte de sinais e sintomas iniciais dos cânceres seja identificada pela primeira vez pelos próprios pacientes e, em menor grau, pelos profissionais de saúde, a maioria dos sinais e sintomas que chama a atenção é provocada por outras doenças ou por alterações funcionais, sem significado clínico mais importante. Portanto, tanto para os profissionais de saúde como para os pacientes e os familiares, é fundamental conhecer os principais sinais e sintomas dos cânceres mais prevalentes em adultos e crianças, bem como identificar as condições em que esses sinais e sintomas devam ser mais valorizados.

Habitualmente, pacientes com sinais e sintomas suspeitos são encaminhados para um especialista ou são orientados a realizar alguns testes diagnósticos antes de ser encaminhados. É preciso ter o cuidado de não postergar o encaminhamento, por causa da realização de testes diagnósticos, quando houver fortes suspeitas de um câncer em um paciente com sinais e sintomas típicos.

super_imgquimio

Também se deve encaminhá-los diretamente a um especialista quando determinados testes não estão facilmente disponíveis. Todo indivíduo deve reconhecer o que é habitual e normal em seu organismo e quando acontece algo diferente.

Alguns sinais e sintomas são frequentes nos indivíduos adultos com câncer, mas não significam a ocorrência de câncer. São eles:

• Um caroço ou inchaço persistente em qualquer lugar do corpo. É importante saber há quanto tempo o caroço ou o inchaço existe e se provoca algum desconforto ou dor.
• Mudanças recentes na coloração ou no formato da pele ou de algum sinal.
• Tosse ou rouquidão persistente (mais de três semanas).
• Mudanças no hábito intestinal (constipação ou diarreia) com mais de seis semanas de duração.
• Qualquer sangramento anormal pela boca, pela urina, pelo reto ou pela vagina.
• Perda de peso significativa (mais de 10% do peso corporal) em alguns meses, sem motivo aparente.
• Falta de ar persistente (mais de três semanas) acompanhada ou não de tosse com catarro sanguinolento.

Resultado de imagem para pessoas com cancer em fase terminal

Existem mais de 200 tipos diferentes de câncer – alguns são bastante comuns, ao passo que outros são bem raros. A ocorrência de câncer nos adultos aumenta com a idade, principalmente a partir dos 50 anos. Nos homens adultos, os cânceres mais comuns são os de próstata, pulmão, intestino grosso e estômago. Nas mulheres adultas, os cânceres mais comuns são os de mama, colo do útero, intestino grosso e pulmão. Em ambos os sexos, são comuns os cânceres de pele e menos comuns os cânceres hematológicos (como as leucemias e os linfomas).

Alguns sinais e sintomas são habituais nas crianças com câncer, mas também não significam a ocorrência da doença. São eles:

• Palidez da pele acompanhada de cansaço.
• Irritabilidade ou febre persistente sem motivo aparente.
• Dor óssea persistente.
• Aumento persistente dos gânglios linfáticos.
• Manchas vermelhas ou roxas na pele sem motivo aparente.
• Aumento do volume abdominal.
• Dor de cabeça ou vômitos persistentes.
• Mudança do nível de consciência ou convulsão de aparecimento recente.

images

Nas crianças, em que pese à baixa prevalência de câncer nessa população, os cânceres mais frequentes são as leucemias, os linfomas, os tumores do Sistema Nervoso Central (SNC) e os sarcomas (ósseos ou de partes moles). Duas faixas de idade concentram grande parte dos tumores na criança e nos adolescentes, uma, entre 2-5 anos, e outra, entre 10-15 anos.

Outros sinais e sintomas podem ocorrer em adultos ou crianças com câncer; portanto, em caso de dúvida, não deixe de consultar seu médico.

Dr. Ronaldo Silva

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: