As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

Confira as 20 profissões e carreiras que vêm ganhando destaque e vão continuar pelos próximos anos

PF-620x330 As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

Sustentabilidade é a palavra de ordem para o profissional de ecorrelações, tornando-se uma boa oportunidade de trabalho para quem reúne conhecimento técnico ambiental (engenharia ambiental), de legislação do tema (direito ambiental) e também para o bom comunicador.

Esse profissional terá o trabalho de se comunicar com grupos de consumidores, órgãos governamentais e outras empresas. É a pessoa que vai fazer o meio de campo entre a empresa e os diversos stakeholders em temas relacionados a sustentabilidade. Ele atuará dentro da empresa, travando um diálogo constante com os engenheiros ambientais, que são os profissionais que vão, efetivamente, a campo.

Gestor de Resíduos

residuos As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

Outra profissão intimamente ligada à questão ambiental é gestão de resíduos. “A produção do lixo pela indústria, que ganha o foco da mídia e da opinião pública, alinhada às políticas de governança gerará a procura por este tipo de profissional.

Direcionamento correto para os resíduos e a transformação do lixo em fonte de renda são as atividades primordiais desse gestor. Terá o trabalho de não apenas reciclar, mas também o de diminuir a produção e o impacto dos resíduos.

A formação do gestor de resíduos vai depender do tipo de indústria. Engenharia ambiental, engenharia química, biologia são algumas das áreas de formação adequadas para quem deseja seguir neste ramo.

Engenheiro Ambiental

engenheiro-ambiental As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

Se hoje já uma profissão em alta, esta é a engenharia ambiental. A questão da preocupação com o impacto no meio ambiente, tanto no setor da construção civil, como no setor industrial faz com que sejam necessários profissionais com conhecimento nesta área. Sustentabilidade e meio ambiente são prioridades no mundo de hoje.

Engenheiro Civil

engenheiro-civil-02 As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

Os investimentos na infraestrutura devem continuar, o que torna os engenheiros civis profissionais de destaque também nos próximos 10 ou 15 anos. A infraestrutura é o que torna o país mais competitivo, sem ela tudo acontece de maneira mais lenta. Por mais que já se invista hoje, a necessidade continua e traz oportunidades para engenheiros de grandes obras. É uma profissão clássica que deve continuar forte.

Engenheiro de Petróleo e Gás

engenhariadepetroleo3-gui-das-engenharias As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

Outra área da engenharia que deve se destacar muito mais no futuro próximo é o setor de petróleo e gás.

A busca por técnicas mais eficientes de extração é um dos motivos que fazem com que engenheiros sejam cada vez mais necessários no setor de energia. A energia é um dos recursos mais importantes de um país e o Brasil tem se desenvolvido nesta área. Tem o pré-sal e já começam a surgir novas tecnologias para extrair gás de formações rochosas. A falta de engenheiros, aliás, faz com que muitos projetos continuem no papel.

Engenheiro Hospitalar

engenheiro-cl%C3%ADnico-equipamentos-hospitalares As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

Engenheiros com conhecimentos técnicos para lidar com equipamentos hospitalares de alta tecnologia têm tudo para se destacar em alguns anos.

A preocupação de grandes hospitais em oferecer a melhor estrutura a médicos e pacientes tem puxado os investimentos e deve abrir mais oportunidades para quem se interessa pelo setor.

O profissional deverá estar antenado com as tendências, uma boa dica é que visite hospitais no exterior para conhecer as novas tecnologias.

Bioinformacionista

african-american-male-in-lab-coat-looking-into-microscope-near-woman As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

Os profissionais que mesclem informação genética e a elaboração de remédios serão requisitados no futuro. Este profissional é um cientista que trabalha com informação genética fazendo a ponte entre técnicas clínicas e desenvolvimento de medicamentos. É uma profissão ligada à inovação e também à macrotendência de envelhecimento da população. A especialização em medicina, farmácia ou graduação em farmácia, e pós em medicina são as combinações de estudos adequadas para o exercício desta profissão.

O Brasil tem hoje um celeiro grande de profissionais na área farmacêutica, mas está havendo uma migração para a área de negócios ligados a biotecnologia que deve se firmar nos próximos anos.

Técnico em Telemedicina

Telemedicina As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

A busca pela inovação e o aumento da expectativa de vida da população trarão destaque aos profissionais da telemedicina. O profissional fará parte de uma equipe que oferecerá diagnóstico e tratamento para os habitantes de áreas mais remotas.

Esta será uma alternativa para carência de profissionais de saúde em áreas remotas do Brasil. A telemedicina permitirá que pessoas tenham acesso a diagnósticos sem estarem no mesmo local que a equipe médica.

Conselheiro de Aposentadoria

size_960_16_9_idosos-aposentadoria1 As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

Se a expectativa é que as pessoas vivam mais, esta é outra profissão que deve se destacar a partir desta macrotendência. O conselheiro de aposentadoria é um profissional que deverá ter habilidades de contabilidade, finanças e de gestão de carreira. Será o responsável por ajudar a planejar a aposentadoria, do ponto de vista financeiro, de plano de saúde e também fazer o planejamento de uma segunda carreira, já que as pessoas estão vivendo mais.

Formação em administração, contabilidade, economia e especialização em gestão de carreira serão as qualificações necessárias. O administrador gerenciará recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa.

Gestor de Qualidade de Vida

461157341 As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

Mapear riscos de problemas de saúde que colaboradores podem desenvolver e melhorar as condições do ambiente de trabalho -promovendo a busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional – é a função do gestor de qualidade de vida, uma das profissões asseguradamente do futuro

A formação acadêmica pode ser abrangente, porque o que vai fazer a diferença na hora de garantir uma oportunidade como gestor de qualidade de vida é a experiência prévia no setor de recursos humanos.

Coordenador de Desenvolvimento da Força de Trabalho

eduardo-all As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

A educação continuada é o foco deste profissional do futuro. “É alguém que indica cursos, faz o aconselhamento na formação dos funcionários, tanto na parte formal quanto na parte complementar, sugerindo leituras e também viagens.

As organizações já percebem a importância de seus colaboradores se aprimorarem e percebem que a educação continuada é o caminho. Esta é uma boa oportunidade para formados em psicologia e que tenham especialização em administração com ênfase em gestão de pessoas.

Gestor de Treinamento de Varejo

bn-treinamentos-de-varejo As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

A questão do treinamento de funcionários é uma das grandes tendências das redes de Varejo. O objetivo é padronizar o atendimento para que o consumidor entenda que a loja é a mesma, seja onde ele estiver, e que, portanto, vai encontrar o mesmo padrão de produto.

O profissional deve entender as características locais para decidir a respeito das adaptações necessárias. Neste caso, a experiência no setor conta mais pontos do que a formação acadêmica dele.

Gestor de Operações e Logística

eficiencia_rentabilidade_logistica-860x400 As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

Investimentos em rodovias, portos, aeroportos levam a procura por profissionais da área de logística. A tendência é que a área de operações e logística ganhe destaque e abram-se novas oportunidades no ramo.

Gestor de Inovação

gi2 As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

Assim como hoje existe um departamento financeiro, um jurídico e um de recursos humanos, para um futuro próximo há quem projete um departamento de inovação dentro de grande parte das organizações. A área de inovação já existe mas , via de regra, é vinculada ao departamento de marketing.

Nesse cenário projetado pelos especialistas, de mais autonomia e investimento na área, a figura do gestor de inovação ganha força. Será um profissional com a responsabilidade de integrar a inovação em diversas áreas da empresa, com papel articulador, buscando novas formas de fazer as coisas, promovendo redução de custos e tornando processos mais eficientes.

Formação em marketing e especialização em pesquisa de mercado, por enquanto, são as recomendações de estudo dadas pelos especialistas.

Gestor de Marketing para e-commerce

1410959472_E-commerceMaxx-Studioshutterstock As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

Dificuldades de deslocamento em grandes cidades e o investimento em segurança nas transações comerciais pela internet turbinam o mercado de e-commerce. Com isso, surgem boas oportunidades na área de marketing deste setor.

As empresas de varejo estão investindo em e-commerce e o número de compras está crescendo muito. Por isso, profissionais que contribuam para que a empresa garanta um melhor posicionamento no segmento de comércio eletrônico tendem a ser mais valorizados.

Gestor de Comunidade

Etiqueta-Community-Manager As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

Fazer a comunicação com consumidores em redes sociais, fóruns e blogs, verificar o posicionamento da marca, monitorar a concorrência, além de identificar as oportunidades de negócio, são funções do gestor de comunidade.

Ele verificará as tendências de consumo que surgem na rede evitando que críticas tomem proporções maiores. O cargo já existe, mas deve ganhar destaque nos próximos anos, segundo projeção dos especialistas.

Especialista em cloud computing

profissionais-de-cloud-computing-o-futuro-da-ti As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

A armazenagem de dados em nuvem é uma das áreas apontadas pelos especialistas que também devem trazer boas oportunidades para os profissionais de tecnologia da informação nos próximos anos. O mundo é móvel, as informações não precisam mais ser armazenadas no hardware, hoje é possível acessar qualquer tipo de informação de qualquer lugar.

Gestor de big data

Information-Builders As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

Não é novidade que as empresas estão buscando formas de lidar com o volume de informações (big data) que hoje circula pela internet. Por isso, esta é uma das profissões que devem ganhar destaque no Brasil nos próximos ano.

O gestor de big data deve entender a questão técnica de armazenagem de dados e também identificar e analisar o conteúdo das informações, direcionando para diferentes departamentos da empresa, são poucas as empresas que hoje tem uma pessoa assim. Geralmente estas funções são divididas entre três ou mais pessoas.

Estatística e tecnologia são as áreas de formação mais adequadas para quem pretende ser um gestor de big data.

Advogado Societário

planejamento-societ%C3%A1rio As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

Especialização em operações de fusões e aquisições é uma boa oportunidade para os advogados. Em 2012, foram 640 transações entre fusões e aquisições, um recorde para o Brasil.

Quem tem interesse na área deve estar em dia com termos técnicos em inglês. Os melhores cursos estão na Inglaterra e nos Estados Unidos então o profissional precisa conhecer bem o inglês jurídico.

Advogado Tributário

advogado-tributario-tributarista-1024x603 As 20 Profissões mais Promissoras Para o Futuro

Uma das posições mais difíceis de se preencher tem sido a de advogado tributário.

O Brasil tem legislação e carga tributárias complexas, e as empresas, hoje, querem mitigar custos e na hora de encontrar meios para conseguir ganhos através de um planejamento tributário, o profissional de direito tributário e formação contábil ganha viés estratégico, já que o Brasil vai conviver com esta carga tributária complexa durante muitos anos, ainda.

Fonte: Exame

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: