Beijar: Uma Vacina Para Cinco Doenças

 

Se você, assim como a grande maioria das pessoas, foi instruído a tomar cuidado com quem beija, para evitar pegar herpes ou sapinho, esqueça tudo que disseram. Não só o ato de beijar não transmite os males descritos, como ainda serve como vacina para outras cinco doenças.

Quem concluiu isto foi o dermatologista Dr. Sílvio Boraks, ao afirmar que o beijo na boca é benéfico para o organismo e o ajuda a criar imunidade para algumas doenças, funcionando como uma espécie de vacina; “Quando beijam na boca, as pessoas entram em contato com micro-organismos estranhos ao seu organismo, o que provoca a formação de anticorpos. Claro, desde que estejam em bom estado de saúde, sem ferimentos na região e sejam imunocompetentes – ou seja, capazes de produzir respostas imunológicas a antígenos”, explica o Dr. Silvio.

De acordo com o especialista em estomatologia, o ato de beijar ajuda a criar imunidade para estas doenças: Mononucleose infecciosa, hepatite A, caxumba, sarampo, gripe.

Além disso, afirma o Dr. Silvio, Sapinho é um fungo natural do ser humano, presente na flora bucal de todos. Já herpes é um vírus que, normalmente, se adquire nos primeiros anos de vida e atinge de 85% a 90% da população mundial. Ambas as doenças só aparecem quando há uma imunidade baixa no corpo humano, e não no contato físico, revela o especialista: “Cerca de 90% dos adultos já tiveram contato com um dos dois tipos do herpes-vírus (tipo 1, simples, e tipo 2, mais comum na região genital), embora só um em cada dez infectados manifeste a doença (nos outros, o vírus fica no corpo, mas permanece inativo).

Mas, isto não significa que sejam inofensivos. Se não tratada, a herpes pode chegar ao cérebro. Em relação ao sapinho, o problema é a falta de informação. “Há uma tendência em chamar toda manchinha branca na boca de sapinho, quando na realidade pode se tratar de uma leucoplasia, lesão esbranquiçada que precede o câncer e que também não tem nada a ver com beijo”, reforça o Dr. Silvio.

Agora que você descobriu que o beijo faz bem à saúde, não dá herpes e ainda serve como vacina, mãos à obra. Mas, antes de sair beijando a torto e direito, vale uma ressalva. Algumas doenças podem ser transmitidas por beijo, principalmente quando estamos com baixa imunidade, ou com feridas e bolhas na região.

“Boa parte das doenças infecciosas são transmitidas por vias respiratórias. Quando a gente está doente, podemos transmitir a doença através da tosse, espirro ou beijo”, diz o médico e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), Renato Kfouri.

 

Livros de Gil  DePaula – www.amazon.com.br ou www.clubedeautores.com.br > Digite Gil DePaula

Livros-de-Gil-DePaula Humor - Piadas de Japonês

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: