“Brasil Nunca Mais”

Por Gil DePaula

Brasil-Nunca-Mais "Brasil Nunca Mais"

Há alguns anos, eu li um livro chamado “Brasil Nunca Mais”. Esse livro traz os relatos e acontecimentos, que mais marcaram os porões da ditadura.

São relatos, verídicos e documentados, sobre as torturas e mortes que ocorreram durante esse período, histórias verdadeiramente chocantes dadas por quem sofreu, pela igreja e até pelos participantes do regime militar. E não pense vocês, que somente pessoas que confrontavam o regime, sofreram nesse período: Jovens estudantes, mulheres (até grávidas), e qualquer um, mesmo que não fosse “subversivo”, se confrontassem as ações do governo, facilmente iam presos e torturados.

A democracia tem suas imperfeições, mas ela é o único regime que permite a livre expressão. A pior das democracias é melhor que a melhor das ditaduras (se é que existe uma boa ditadura).

Então, temos dois problemas: o primeiro é que votamos mal. Somos capazes de eleger e reeleger conhecidos salafrários, por conveniência ou ignorância. O segundo, é que a esquerda se mostrou tão patife, que preferimos aventar a possibilidade da volta do autoritarismo, como se isso fosse a única salvação para o país. E não é! A salvação está na forma como nos posicionamos. Como, cobramos por justiça, como impomos nossos valores éticos, como transmitimos essa mensagem.

Nossa melhor arma, sem utopias, é o voto. Porém, alguém dirá: “o brasileiro não saber votar”. Se isso é verdade, façamos nossa parte para que todos os brasileiros aprendam a votar. Usemos as redes sociais, a mídia, a conversa de boteco, o que for necessário, para levarmos essa conscientização, aos que dela necessitam. Educação gera educação. Radicalismo gera antagonismo.

Penso, que antes de advogarmos esse ou aquele, seja ele um presidente ou juiz, devemos defender o estado de direito, pois, nos dá a segurança de podermos lutarmos contra as mazelas institucionalizadas.

Ninguém, no quadro atual de nossa política, pode ser considerado o salvador da pátria. Nenhum deles possui o perfil para isso. Pensar o contrário, é ledo engano.

Lembro, que mesmo capenga, temos punido os corruptos, feito o impedimento de políticos e até um presidente acabou preso.

Estamos aquém, anos-luz da perfeição democrática, mas vamos lutar para de degrau a degrau, chegarmos perto dela, sem radicalismos e defesas apaixonadas e desprovidas de mérito, para esse ou aquele, que se dão, simplesmente por nossas revoltas interiores.

 

Livros de Gil DePaula – www.amazon.com.br  —  www.clubedeautores.com.br   > Digite Gil DePaula

Livros-de-Gil-DePaula "Brasil Nunca Mais"

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: