Bayern de Munique, Juventus, Real Madrid e Barcelona, quatro gigantes do futebol europeu, juntos, foram campeões da Europa 21 vezes. Somados, eles têm 37 participações na final. E, agora, estes números históricos tão expressivos marcam a véspera da reta decisiva da Champions.
O Bayern de Munique é o time mais consistente da temporada. Tem o melhor goleiro do mundo, o melhor técnico, um monte de recursos ofensivos, a base campeã da Copa. É um timaço, apesar da derrota para o Porto.
Dos quatro semifinalistas, o “patinho feio” é a Juventus. A presença da Vecchia Signora marca seu ressurgimento (após o escândalo de armação de resultados que levou a Juve ao momento mais trágico de sua história com rebaixamento e humilhação). Domesticamente, o clube já havia se recuperado. É a atual tricampeã italiana e segue firme rumo ao tetra. Mas, na Europa, a Juventus não aparecia entre os semifinalistas desde 2003.
Porém, a Juve tem sete finais europeias e dois títulos na bagagem. Camisa pesada, torcida gigantesca, estádio novo e mais no estilo “caldeirão”. É um time Fortíssimo. Um grande goleiro (Buffon), defesa sólida, um craque no meio de campo (Pirlo) e outro no ataque (Tevez). Tem também aquela característica única dos times italianos, de subir ou baixar seu nível de acordo com o necessário. Tem todos os elementos para ser campeã europeia. Mas, claro, está trás dos seus concorrentes. Vai depender de uma conjunção de fatores para passar de algum dos três. Entre eles: sorte.
O Barcelona começou mal a temporada, depois se encontrou. Tem um excelente trio de ataque, jogadores que realmente podem decidir qualquer partida em um dia inspirado. Como já mostraram Luís Suárez, em Paris, e Neymar, terça-feira, basta que apenas um esteja inspirado em determinado dia para que uma eliminatória seja definida.
Já o Real Madrid, atual campeão (na história da Champions moderna, nunca um time ganhou duas seguidas), começou bem a temporada, teve um momento difícil no início do ano e, agora, parece estar se encaixando novamente. Dos três gigantes, o Real Madrid é o que tem mais problemas no momento. Mas descartar o atual campeão seria, no mínimo, imprudente.
Domínio
Bayern, Real e Barcelona já estiveram juntos nas semifinais de 2012 e 2013. É, portanto, a terceira vez em quatro anos que os três estão nas semifinais. Hoje, Bayern de Munique, Real Madrid e Barcelona são as maiores forças da Europas. Os times a serem vencidos.
Contando as semifinais de 2000, esta é a quarta vez na história que Barcelona, Bayern e Real Madri estão juntos em uma semifinal europeia.
Não tem como apostar nos prováveis finalistas. São equipes destemidas, acostumadas a grandes decisões. O futebol agradece.
Abraços