Se você sente sono depois do almoço deixe o café de lado. Existem truques bem mais saudáveis para você se manter atento e concentrado, válidos, também, para quem trabalha em silêncio ou diante do computador:
Inicialmente, faça um exercício de pouca intensidade e nada radical, afinal seu corpo está no processo digestivo. Os exageros podem levá-lo a passar mal. Desça e suba um lance de escadas, e ande um pouco. O exercício pode ser realizado em poucos minutos e consegue aumentar a frequência cardíaca. Com o aumento, ocorre a alta do fluxo sanguíneo, fazendo a pessoa despertar.
O porquê do sono diurno
Especialistas citam dois motivos para a sonolência diurna. Primeiro; nosso relógio biológico apresenta naturalmente dois picos de sonolência diurna: um no início e outro no final da tarde. Segundo; a ingestão de alimentos gordurosos no almoço favorece a sonolência. Apesar, de um amplo estudo realizado, o motivo ainda é desconhecido.
Além disto, os estudos comprovaram que comer muito ou pouco não interfere no sono derrubando a antiga crença de que estômago e intestino exigem mais sangue para a digestão, o que causaria sono.
Temos ainda, outros três problemas: A insônia que também aumenta a sonolência diurna e pode indicar depressão. O uso de alguns medicamentos que podem agravá-la e apneia que prejudica a qualidade do sono.
É importante a pessoa dormir de seis horas e meia a oito horas bem dormidas, em vez de muitas horas.