O cinema e as histórias em quadrinhos que sempre amei, hoje estão de luto, pois, conhecido por interpretar o Pantera Negra no filme da Marvel, além de personagens importantes da história americana, o ator Chadwick Boseman morreu aos 43 anos. Ele enfrentava um câncer de cólon, doença contra a qual lutava há quatro anos.
De acordo com a nota, ele morreu em sua casa, acompanhado da mulher e da família. Ele nunca falou sobre a doença publicamente.
Nascido na Carolina do Sul, o americano Chadwick Aaron Boseman começou a carreira na televisão, com um pequeno papel na série “Parceiros da Vida”. Depois de participações em séries como “Lei & Ordem” e “Plantão médico”, ele ganhou seu primeiro papel regular em “Lincoln Heights”, em 2009.
Personagens
Personagens
Seu primeiro personagem de destaque no cinema veio como o protagonista de “42: A História de uma Lenda” (2013). No filme baseado em fatos, interpretou o jogador de beisebol Jackie Robinson, que em 1947 se tornou o primeiro negro a entrar para um time da principal competição dos Estados Unidos, a Major League Baseball.
O papel marcaria uma carreira repleta de personagens importantes da cultura negra americana, como o cantor James Brown, em “Get on Up: A História de James Brown” (2014), e o juiz Thurgood Marshall, primeiro membro negro da Suprema Corte americana, em “Marshall: Igualdade e Justiça” (2016).
Ainda em 2016, ele estreou no papel pelo qual seria mais lembrado. Em “Capitão América: Guerra Civil”, Boseman apareceu pela primeira vez como T’Challa. Criado pela Marvel em 1966, o Pantera Negra foi o primeiro super-herói negro dos quadrinhos americanos.
Dois anos depois, estrelou seu próprio filme, “Pantera Negra”. Sucesso de crítica e de público, a história do herói de um reino africano fictício e avançado bateu a marca do US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais, ganhou três Oscar e foi indicado a outros quatro — entre eles, o de melhor filme.
Como o herói, ele ainda participou de “Vingadores: Guerra Infinita” (2018) e de “Vingadores: Ultimato (2019), e tinha presença confirmada em um novo “Pantera Negra”, previsto para 2022.
Seu trabalho mais recente, já lançado, foi “Destacamento Blood”, dirigido por Spike Lee, que estreou em junho. Ele ainda esteve em “Ma Rainey’s Black Bottom”, com Viola Davis, que tinha estreia prevista em 2020.
O câncer de intestino ou colorretal
O câncer de intestino ou colorretal
O câncer de intestino ou colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamado cólon e no reto (final do intestino e no começo do ânus) e ânus.
Em todo mundo, esse é o terceiro tipo de câncer mais comum, e representa 10 % de todos os novos casos da doença em geral.
Uma das particularidades desse tipo de tumor é que ele é mais frequente em regiões mais desenvolvidas, como a América do Norte, Europa e Oceania. Mesmo no Brasil, as maiores taxas de incidência estão no Sul e no Sudeste. A condição está fortemente ligada a hábitos alimentares, por isso é um tipo de câncer que pode ser prevenido.
O próprio exame de colonoscopia, indicado para diagnóstico e rastreamento, também possui um caráter preventivo – quando pólipos são encontrados, eles podem ser removidos antes de evoluir para um tumor maligno. Além disso, a doença costuma evoluir lentamente, o que favorece o tratamento do câncer
Sintomas
Sintomas
Na maioria dos casos, o câncer colorretal é assintomático no início. À medida que progride, podem surgir manifestações como: presença de sangue ou muco nas fezes, fezes escuras ou em forma de fitam anemia, cólicas abdominais, dores ou sangramento ao evacuar, mudança no hábito intestinal (a pessoa começa a ter diarreia ou prisão de ventre que não passam e não têm causa aparente), sensação que o intestino não esvaziou após evacuar, sensação de empachamento, perda de peso inexplicável, cansaço e fadiga constantes.
Vale lembrar, que esses sintomas também podem estar ligados a outras condições.
Livros de Gil DePaula – www.amazon.com.br – ou – www.clubedeautores.com.br > Digite Gil DePaula