Em uma noite com poucas surpresas, o Oscar manteve as premiações esperadas na maioria das categorias na cerimônia de premiação deste domingo (24/2), em Hollywood. Os destaques foram para As aventuras de Pi, com quatro estatuetas, Os miseráveis e Argo, com três prêmios cada um. O prêmio mais surpreendente foi a estatueta de Melhor diretor indo para as mãos do chinês Ang Lee. Especialistas apontavam Steven Spielberg nesta categoria.
Argo, de Ben Affleck, conquistou o prêmio mais cobiçado da noite na categoria de Melhor filme. O longa já havia sido premiado no Globo de Ouro e pelos sindicatos de diretores, de produtores e atores, o que indicava que fosse realmente levar a estatueta. Também aguardado foram os prêmios para Daniel Day-Lewis (Melhor ator), Jennifer Lawrence (Melhor atriz), Anne Hathaway (Melhor atriz coadjuvante) e Amor (Melhor filme estrangeiro).
Em uma cerimônia pasteurizada, o tombo de Jennifer Lawrence, na hora de subir no palco, o discurso bem-humorado de Daniel Day-Lewis e a emoção de Ben Affleck ao ver seu Argo se consagrar, quebraram a monotonia.