O Túnel do Tempo: Uma Série Que Foi Sucesso no Brasil

O-Túnel-do-Tempo-Uma-Série-de-Sucesso-no-Brasil O Túnel do Tempo: Uma Série Que Foi Sucesso no Brasil

Quem foi criança na década de 1970 ainda se lembra de ter acompanhado as aventuras de dois cientistas em suas viagens ao passado ou futuro através da série O Túnel do Tempo, criada e produzida por Irwin Allen. Esta produção celebrará em setembro, mais precisamente no dia 9 , cinquenta e três anos de vida

Em 1966, Allen, que na época tinha um contrato com a 20th Century Fox, já tinha se estabelecido na televisão com Viagem ao Fundo do Mar e Perdidos no Espaço. Como todo fã de Allen sabe, o maior interesse do produtor em relação às suas séries era o de explorar a aventura em cenários ou situações fantásticas, mas mantendo um baixo custo para torná-las viáveis.

Irwin-Allen-1 O Túnel do Tempo: Uma Série Que Foi Sucesso no Brasil

Com O Túnel do Tempo, que trouxe um dos pilotos mais caros já produzidos na década de 1960 (em função do cenário que servia de base para a máquina do tempo), Allen teria a oportunidade de reutilizar a cada episódio cenas de antigos filmes da Fox (bem como cenários e adereços de outras séries), o que reduziria o custo semanal, mas também obrigava os roteiristas a escreverem episódios que pudessem acomodar as cenas dos filmes que eles tinham disponíveis. Outro pré-requisito era o de não se prender à veracidade histórica, dando liberdade aos roteiristas de explorar situações que poderiam não ter existido de fato.

A série tinha dois núcleos de personagens fixos que filmavam suas cenas em estúdios separados. Por isso, eles não costumavam se encontrar, a não ser quando a história de um determinado episódio exigia. O primeiro núcleo era formado por James Darren e Robert Colbert, que interpretavam os cientistas viajantes Tony Newman e Doug Philips.

O outro núcleo era formado por Whit Bissell, Lee Meriwether, John Zaremba e, em alguns episódios, Sam Groom e Wesley Lau, que interpretavam o General Kirk, a Dra. Ann, o Dr. Raymond, o técnico Jerry e o guarda de segurança Jiggs, respectivamente.

Na história, o ano é 1968, um grupo de cientistas, liderados por Tony e Doug, trabalham arduamente para colocar em prática um projeto secreto do governo conhecido como Tic-Toc. No meio do deserto do Arizona vem sendo construído há dez anos um complexo subterrâneo que abriga a primeira máquina do tempo americana, a qual ainda está em fase experimental.

O senador Leroy Clark (Gary Merrill) tem a função de investigar a forma como o governo está gastando o dinheiro público. Determinado a reduzir custos, ele conclui que o projeto Tic-Toc deve ser encerrado, a não ser que o grupo de cientistas consiga provar que a máquina do tempo funciona.

Assim, na calada da noite, Tony decide se fazer de cobaia. Quando Doug descobre os planos do amigo, ele o segue entrando no túnel do tempo, o que leva os dois cientistas a se perderem no passado. Mas a dupla prova que a máquina funciona, o que garante a continuidade do projeto.

No entanto, os demais membros da equipe não sabem como trazê-los de volta ao presente. Assim, a cada episódio Tony e Doug são transportados para diferentes períodos da história, passado ou futuro, sem saber onde aterrissarão, quem encontrarão ou como sairão de lá.

O interesse da rede ABC em substituir O Túnel do Tempo por Custer levou ao cancelamento da série com apenas uma temporada de trinta episódios produzidos. Recentemente, a série foi lançada em DVD no Brasil, por uma distribuidora independente.

Após o cancelamento, os atores deram continuidade às suas carreiras, alguns entrando para o circuito de participações especiais, outros se estabelecendo com sucesso em novas séries. Bissell faleceu em 1996, aos 86 anos de idade, em consequência do Mal de Parkinson; Zaremba faleceu em 1986, aos 78 anos de idade, vítima de ataque cardíaco; e Lau em 1984, aos 65 anos de idade, também vítima de ataque cardíaco. Os demais atores ainda estão vivos.

James-Darren O Túnel do Tempo: Uma Série Que Foi Sucesso no Brasil

James Darren: o ator era um ex-ídolo adolescente quando estrelou O Túnel do Tempo. A produção que o lançou ao sucesso foi o filme Gidget, de 1959, o qual também lhe abriu as portas para uma carreira como cantor. Sua tentativa de se afastar das comédias românticas adolescentes foi o filme Os Canhões de Navarone, em 1961. Mas foi na TV que ele realmente se estabeleceu.

Além de O Túnel do Tempo, ele também estrelou, com sucesso, Carro Comando/T.J. Hooker, série policial com William Shatner e Adrian Zmed, produzida entre 1982 e 1986, na qual Darren formou dupla com Heather Locklear.

Darren também fez diversas participações especiais em séries de TV (incluindo uma versão animada sua na série Os Flintstones), sendo algumas recorrentes, como é o caso de Melrose Place, estrelada por Locklear. Nesta série, Darren interpretou Tony Marlin, um cliente de Amanda, personagem de Locklear. Outra produção na qual ele teve participações recorrentes foi Jornada nas Estrelas: a Nova Missão/Star Trek: Deep Space Nine, na qual deu vida ao holograma Vic Fontaine, um cantor de night clube visto nas duas últimas temporadas.

Entre as décadas de 1980 e 1990, Darren também investiu em uma carreira de diretor, assinando diversos episódios de séries produzidas nesta época. Ele se afastou da TV no início da década de 2000, quando passou a se dedicar à carreira de cantor. Mas ele ainda poderá ser visto em participação especial no filme Lucky, com Harry Dean Stanton. A história gira em torno de um ateu de 90 anos de idade (Stanton) que inicia uma jornada espiritual. O lançamento está previsto para 2017.

Em 1955, Darren, um católico, se casou com Gloria Terlitsky, uma judia que ele conheceu em 1953. O casal teve um filho, James Jr., que cresceu e se tornou um jornalista de entretenimento chamado Jim Moret. Darren se divorciou de Gloria em 1958, quando o filho tinha dois anos de idade. Mais tarde, ela se casou novamente. Quando o filho tinha treze anos, Darren deu autorização para o novo marido de Gloria adotar o menino legalmente. Desde então, o ator manteve uma relação distante e problemática com o filho.

Em 1960, ele se casou com Evy Norlund, ex-Miss Dinamarca, com quem teve dois filhos, Christian Darren e Anthony Darren (atualmente conhecido como o guitarrista Tony Darren).

O último CD lançado por Darren é datado de 2001, mas o ator e cantor continua, aos 80 anos de idade, se apresentando em clubes noturnos em várias cidades americanas, como Atlantic City, Las Vegas, Dallas e San Diego. Ele também participa de convenções nas quais celebridades encontram-se com fãs e se apresentam em painéis conversando sobre suas experiências em produções que atuaram.

A próxima convenção na qual Darren terá participação é a de Jornada nas Estrelas. Trata-se de um cruzeiro marítimo que celebrará os 50 anos da série clássica, a ser realizado entre 9 e 15 de janeiro de 2017, com saída em Miami, Flórida.

Quem tiver interesse em acompanhar a carreira do ator e cantor é só acessar a sua página oficial.

Robert-Colbert-1 O Túnel do Tempo: Uma Série Que Foi Sucesso no Brasil

Robert Colbert: o ator também já era um nome conhecido na TV quando estrelou O Túnel do Tempo. Ele vinha fazendo várias participações especiais em séries diversas, incluindo uma recorrente em Maverick, faroeste estrelado por James Garner e Jack Kelly (ambos já falecidos). Durante a quarta temporada, ele interpretou Brent Maverick, irmão de Bret (Garner), Bart (Kelly) e Beau (Roger Moore).

Depois de O Túnel do Tempo, Colbert voltou ao circuito de participações especiais, incluindo uma recorrente em Tiro Certo/Hunter, série policial da década de 1980, na qual interpretou o Comandante George Dryden. Nesta mesma época, seu nome chegou a ser cotado entre os produtores de Dallas para substituir Larry Hagman, que estava em uma disputa contratual para continuar interpretando JR. Entre 1973 e 1983, ele integrou o elenco da novela Young and the Restless.

O ator se afastou da carreira no final da década de 1990. Atualmente, com 85 anos de idade, ele participa de convenções realizadas em diversas cidades americanas, bem como eventos para levantar fundos para a caridade.

Em 1961, ele se casou com a dançarina e compositora Dotty Harmony, com quem teve dois filhos, Cami Colbert e Clay Colbert. O casal se divorciou em 1976.

Em 2012, Colbert e Darren participaram de uma convenção cujo painel foi disponibilizado no YouTube.

Lee-Meriwether O Túnel do Tempo: Uma Série Que Foi Sucesso no Brasil

Lee Meriwether: a atriz ficou famosa quando ganhou o título de Miss América em 1955. Isto lhe abriu as portas para o mundo do entretenimento, no qual iniciou como uma das apresentadoras do programa matutino The Today Show. Mais tarde, estreou no cinema e na TV.

Após várias participações especiais em séries e teleteatros, Lee entrou em O Túnel do Tempo, que foi sua primeira série como parte do elenco fixo. Depois do cancelamento, ela teve participações recorrentes em Missão: Impossível, interpretando uma das agentes sob o comando de Jim Phelps (Peter Graves, já falecido).

Ela também estrelou The New Andy Griffith Show, Barnaby Jones, The Munsters Today (remake da série Os Monstros) e a websérie de terror Project: Phoenix. Lee ainda esteve no elenco da novela All My Children e foi uma das atrizes a interpretar a Mulher-Gato (na versão cinematográfica da série Batman em 1966).

Embora continue fazendo participações em filmes e séries (sendo as mais recentes o remake de Havaí 5-0 e a sitcom Apartment 23), a atriz tem mantido seu foco no teatro, onde vem atuando em diversas montagens há quase quatro décadas.

Em 1958, Lee se casou com o ator Frank Aletter (Os Astronautas/It’s About Time), com quem teve duas filhas, as atrizes Kyle Aletter-Oldham e Lesley Aletter. O casal se divorciou em 1974, sendo que Aletter faleceu em 2009, aos 83 anos. Em 1986, ela se casou com o ator Marshall Robinson, com quem trabalhou em várias peças. A atriz também já atuou em diversas montagens teatrais, bem como comerciais, ao lado das filhas.

Atualmente, com 84 anos de idade, Lee continua atuando no teatro e fazendo participações em convenções. Mais detalhes sobre a carreira e a vida da atriz em sua página oficial.

Sam-Groom O Túnel do Tempo: Uma Série Que Foi Sucesso no Brasil

Sam Groom: o ator estava em início de carreira quando entrou no elenco de O Túnel do Tempo, em participações recorrentes. Após a série, ele foi para o circuito de participações especiais, no qual ficou até o início da década de 2000.

Neste meio tempo, estrelou a série médica Police Surgeon; e esteve em Otherworld, produção de ficção científica da década de 1980, na qual interpretou o chefe de uma família que se vê presa em uma outra dimensão. O ator também integrou o elenco das novelas Another World e All My Children. Em paralelo à sua carreira na TV, Groom também atuou no teatro.

Em 2003, ele foi convidado a dar aulas de interpretação no HB Studio, no bairro de Greenwich, em Nova Iorque, onde continua até hoje. Esta função o levou a se afastar da carreira de ator, embora ainda faça alguns trabalhos esporádicos, geralmente no teatro.

Em 1962, ele se casou com a atriz Kathleen Sullivan, com quem teve três filhos, Samuel Groom, Patrick Groom e Christopher Groom. O casamento terminou em 1974. Em 1980, ele se casou com a atriz Suzanne Rogers, de quem se divorciou em 1982.

Atualmente, o ator está com 81 anos de idade.

Livros de Gil DePaula

www.amazon.com

Livros-de-Gil-DePaula-horz O Túnel do Tempo: Uma Série Que Foi Sucesso no Brasil

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: