Ensaio Sobre a Amizade

Por Gil DePaula

amigos-1 Ensaio Sobre a Amizade

 

Segundo os cientistas e historiadores, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, a partir de um gênero anterior de primatas chamado Australopithecus, que significa “macaco do Sul”. Por volta de 2 milhões de anos atrás, alguns desses homens e mulheres arcaicos deixaram sua terra natal para se aventurar e se assentar em vastas áreas da África do Norte, da Europa e da Ásia.

Como a sobrevivência nas florestas nevadas do norte da Europa requeria características diferentes das necessárias à sobrevivência nas florestas úmidas da Indonésia, as populações humanas evoluíram em direções diferentes. O resultado foram várias espécies distintas, tais quais: Homo soloensis, Homo denisova, Homo rudolfensis, o Homo ergaster, Homo neanderthalensis e a nossa espécie o Homo Sapiens, que foi a que eliminou as outras e sobreviveu até os dias atuais. Mas por que isto foi possível? Foi possível por causa da linguagem desenvolvida pelo Homo Sapiens. O que, então, há de tão especial em nossa linguagem? A resposta mais comum é que nossa linguagem é incrivelmente versátil. Podemos conectar uma série limitada de sons e sinais para produzir um número infinito de frases, cada uma delas com um significado diferente. Podemos, assim, consumir, armazenar e comunicar uma quantidade extraordinária de informação sobre o mundo à nossa volta.

Human-Evolution Ensaio Sobre a Amizade

Uma segunda teoria concorda que nossa linguagem singular evoluiu como um meio de partilhar informações sobre o mundo. Mas as informações mais importantes que precisavam ser comunicadas eram sobre humanos, e não sobre leões e bisões. Nossa linguagem evoluiu como uma forma de fofoca. De acordo com essa teoria, o Homo Sapiens é antes de mais nada um animal social. A cooperação social é essencial para a sobrevivência e a reprodução.

Sendo um animal social, o homem, além da família, necessita de um circulo de amizade, até como forma de continuar sua evolução.

Recordo-me do meu primeiro amigo, aquele amiguinho que não lembro mais o seu nome e tão pouco as suas características faciais, mas lembro das nossas brincadeiras correndo um atrás do outro e como nos divertíamos. Depois, os colegas da escola primária em grupos distintos formando os “Clubes da Luluzinha e do Bolinha”. Na época, menino brincando com menina e vice-versa era algo estranho.

Na adolescência, provavelmente pelo despertar sexual e por ter o poder de discernimento mais aguçado, as amizades deixam o casulo masculino e feminino e se integram. Creio que nessa época ocorra o ápice da construção das amizades mais intimas, aquelas das confidências, da turma que se portam de maneira padronizada, com os mesmos gostos e roupas parecidas, etc. Amizades eternizadas muitas vezes apenas na recordação.

am Ensaio Sobre a Amizade

 

Amigos são aqueles que nos amam ou amaram, são aqueles que sempre se lembram de nós ou nos esqueceram, são aqueles que nos provaram no dia-a-dia sua amizade, ou aqueles que nos decepcionaram. Quantos de nós não nos decepcionamos a encontrar um amigo que se portou como se não existíssemos? E quantos de nós ficamos rindo à toa quando inesperadamente somos lembrados por um amigo que não víamos a tempo?

Ao longo dos meus 60 anos vividos tive dezenas e dezenas de amigos, alguns partilham comigo até hoje a convivência mútua e pessoal, outros pelas redes sociais e alguns sei que estão bem e passo anos sem notícias deles, porém, quando nos encontramos parece que nunca estivemos distantes.

Como disse o poeta “Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves dentro do coração. A vocês que um dia foi um amigo presente e hoje está ausente, a você amigo recém adquirido, a você amigo presente de todas as horas. A todos vocês que já desfrutaram da minha amizade, quero lhes dizer que vocês estão guardados a Sete Chaves dentro do meu coração.

 

Livros de Gil DePaula

Livros de Gil DePaula

Livros-Gil-DePaula Ensaio Sobre a Amizade

 

BHI-texto Ensaio Sobre a Amizade

 

 

 

Um comentário

  1. Show irmão. Pesquisa de respeito.
    Abraços.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: