Crônica: O Pernilongo Que Não Estava de Quarentena

Por Gil DePaula

(Republicada)

Cronica-O-Pernilongo-Que-Nao-Estava-de-Quarentena Crônica: O Pernilongo Que Não Estava de Quarentena

Estou em casa, de quarentena imposta pelo governo de Brasília, há exatamente 15 dias. Para ocupar meu tempo, tomei a decisão que esses seriam dias produtivos. Primeiramente, me determinei, a executar tarefas de cunho intelectuais, tais quais: a leitura e o estudo, combinado com exercícios físicos para manter a forma.

Entretanto, ontem, dia 02 de abril, ao olhar a grama, que deveria ocupar o quintal e jardins da minha casa, percebi que ela, além de estar alta, encontrava-se coberta por ervas daninhas, que lhe dava um aspecto de desleixo.

Em tempos de coronavírus, lembrando que a última coisa que eu desejava, era ir para frente da televisão e me expor ao bombardeio midiático sobre a epidemia, resolvi limpar e podar o gramado, assim, evitando, que o jardineiro, pessoa que eu não saberia afirmar se teria tomado os cuidados necessários para não estar contaminado pelo vírus, viesse a ter contato com minha família.

A tarefa, que me parecia fácil, se mostrou tão trabalhosa, que meia hora depois que a iniciei, o suor já tomava conta do meu corpo, e as dores em minha coluna se fizeram presentes. Duas horas depois, desejei ter mandado o medo da contaminação às favas, e prometi a mim mesmo, que jamais subestimaria o trabalho do jardineiro, mas, teimosamente, conclui, cinquenta por cento do serviço.

À Noite, me sentia cansado, e deduzir que facilmente pegaria no sono. Às 23h30, me preparei para dormir e me deitei, apesar do forte calor que inundava o quarto. Quarenta minutos depois – pois conferi a hora no relógio que deixei ao lado da cama – um forte zumbido me despertou do leve sono em que me encontrava, produzido por uma nefasta criatura chamada pernilongo (pelo menos é assim que ele é conhecido em Brasília), um renitente e perverso inseto, chupador de sangue e “zumbidor” implacável, que tem predileção por nossas áreas de audição, conhecidas por orelhas e ouvidos.

Na primeira percepção que tive do zumbido, desferi um tapa a esmo e, esperando tê-lo atingido, retornei a tarefa de recomeçar o sonho que estava tendo, antes de ser interrompido. Poucos minutos à frente, novamente, o zumbido retornou, me atazanando, e eu, tornei a distribuir tapas a torto e a direito. Como os tapas não atingiram a infeliz criatura, permanecemos, por quase três horas nessa “brincadeira”, até que um dos tapas desferidos por mim, atingiu a cabeça da minha esposa que, sem cerimônias, revidou com uma violenta cotovelada em minhas costelas, e ainda, determinou que eu me levantasse e fosse à caça do maldito pernilongo.

Levantei-me, e fui em busca da arma que precisava para deter o inseto: uma potente raquete elétrica, alimentada à pilha, capaz de fritá-lo, literalmente. Antes de relatar os acontecimentos que se seguiram, vou dar uma explicação, do porquê da existência do zumbido: Tudo é por causa do bater de asas deles. O zumbido é resultado da alta frequência do batimento das asas dos mosquitos, que, dependendo da espécie, pode chegar a mil movimentos por segundo.

Fiquei uns 15 minutos, tentando encontrar o pernilongo, sem sucesso. Para quem não sabe, esses bichinhos possuem uma inteligência ímpar; à menor presença da luz, eles se escondem e do canto onde estão, esperam você desistir e apagar a luz, para voltar à carga zumbidora. Porém, sou um caçador determinado e insisti até encontrá-lo pousado sobre a cômoda escura do meu quarto. Peguei a raquete e Ziiisss”, fritei o malvado.

Meia hora depois (5h30, da manhã) os zumbidos voltaram. Levantei-me novamente, para descobrir que, pelo menos dois dos seus parentes, queriam vingar o pernilongo que matei. Então, tomei uma atitude radical: desci para o meu escritório, liguei o computador e escrevi a crônica que vocês estão lendo.

Post Scriptum: Esta crônica está entre as 38, que dentre 830 crônicas, foram  escolhidas pelo Clube de Autores, a fazer parte do livro  “Crônicas da Quarentena” , publicado por eles, que também está à venda no site da Amazon.

 

Livros de Gil DePaula -- www.clubedeautores.com.br

Livros de Gil DePaula -- www.clubedeautores.com.br

 

BHIF4 Crônica: O Pernilongo Que Não Estava de Quarentena

THP Crônica: O Pernilongo Que Não Estava de Quarentena

4 Comentários

  1. Boa noite Nobre e ilustre Gil, penso que foi uma noite de muita diversão e principalmente cultural. Jamais imaginei que um dia iria agradecer a um Pernilongo por ele ser tao irritante. Valeu Pernilongo…..

  2. Amigo Isaac!

    Obrigado pelo comentário tão espirituoso.
    Abraços!

  3. Eles não dão folga!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: