Como Será o Mercado de Trabalho do Futuro com a Inteligência Artificial

Gpt-tec-1024x576 Como Será o Mercado de Trabalho do Futuro com a Inteligência Artificial

Apesar do significativo potencial de transformação do panorama de emprego, não há indícios concretos de que a Inteligência Artificial substituirá a presença humana no mercado de trabalho. Até o momento, as evidências apontam para uma complementaridade: a IA executará funções mecanizadas e padronizadas, enquanto o ser humano continuará sendo essencial em atividades que demandam senso crítico, criatividade e empatia.

De acordo com a Robert Half, consultoria global de soluções em talentos, a tendência é que no mercado de trabalho do futuro as tarefas mais operacionais sejam executadas majoritariamente por Inteligência Artificial. Entretanto, essa adaptação não representa uma redução no número de empregos e/ou oportunidades.

Na visão de Leonardo Berto, gerente da consultoria, grandes mudanças fazem parte da trajetória profissional. “Não podemos deixar de lado o fato de que o mercado de trabalho contemporâneo é extremamente dinâmico. Muitos cargos que estão hoje em destaque nem sequer existiam até alguns anos atrás. Assim como profissões podem deixar de existir, novas também serão criadas”, afirma. 

Educação Continuada é Fundamental

image-1024x682 Como Será o Mercado de Trabalho do Futuro com a Inteligência Artificial

O executivo da Robert Half sugere que a principal forma de minimizar o impacto da transformação digital no emprego é educar-se constantemente, equipando-se com habilidades relevantes às novas funções emergentes ou capacitando-se para supervisionar o trabalho realizado pela IA.

“Enfatizo que a responsabilidade está principalmente nas mãos do profissional, que deve ser o protagonista da própria carreira e investir tanto em conhecimento técnico quanto no desenvolvimento contínuo de soft skills. Junto com o conhecimento acadêmico, a capacidade analítica humana permanecerá inestimável e nunca perderá seu valor. Pelo contrário, se tornará ainda mais essencial nas ocupações do futuro”, completa Berto.

Tendo em vista o cenário de inovação, a Robert Half destaca algumas áreas e/ou carreiras que podem surgir ou se desenvolver por conta da ascensão da Inteligência Artificial.

Gerente de Transformação Digital

image-1 Como Será o Mercado de Trabalho do Futuro com a Inteligência Artificial

À medida que as empresas adotam cada vez mais a IA e outras tecnologias avançadas, o processo de transformação digital se torna ainda mais complexo. Consequentemente, os gerentes de transformação digital serão essenciais na condução dessas mudanças, adaptando processos, capacitando a equipe no  trabalho com novas tecnologias e garantindo uma transição suave e bem-sucedida para um ambiente de trabalho orientado por IA.

Engenheiro(a) de Prompt

image-2 Como Será o Mercado de Trabalho do Futuro com a Inteligência Artificial

A carreira de engenheiro(a) de prompt ainda não possui um curso específico, mas esse profissional desempenhará um papel crucial na interação entre humanos e máquinas nos próximos anos. Para que ferramentas como o ChatGPT, por exemplo, apresentem bons resultados, é um input humano preciso é essencial.

Engenheiros(as) de prompt devem possuir um profundo conhecimento técnico do aplicativo de IA em questão, assim como habilidades analíticas apuradas. Esses profissionais serão responsáveis por monitorar e interagir com a Inteligência Artificial a fim de obter o melhor resultado possível da simbiose homem-máquina. Em resumo, serão o elo entre as pessoas sem o conhecimento necessário de tecnologia e a IA.

Desenvolvedor de Modelos

image-3 Como Será o Mercado de Trabalho do Futuro com a Inteligência Artificial

Os desenvolvedores de modelos são os especialistas técnicos que criarão soluções de Inteligência Artificial. Esses profissionais podem desenvolver ferramentas personalizadas para auxiliar no processamento de faturas ou na avaliação da sinistralidade em seguros, por exemplo. Nessa posição, as habilidades desejáveis envolvem programação e experiência no desenvolvimento de modelos estatísticos.

Departamentos Jurídico/Governança

image-4 Como Será o Mercado de Trabalho do Futuro com a Inteligência Artificial

Para utilizar a Inteligência Artificial de maneira segura, as companhias precisarão adquirir conhecimentos jurídicos adicionais. A implementação concreta da IA ainda enfrenta lacunas regulatórias em muitos países, inclusive no Brasil, tornando-se um desafio interdisciplinar às empresas.

Além de advogados(as), outros especialistas de áreas como gerenciamento de dados, TI (segurança), compliance e marketing, também estarão envolvidos no desenvolvimento e operação de soluções de IA. Diante desse cenário, sistemas de governança específicos para o uso da Inteligência Artificial ganharão força e demandarão profissionais conhecedores do assunto.

Especialista em Cibersegurança de IA

image-5-1024x544 Como Será o Mercado de Trabalho do Futuro com a Inteligência Artificial

Com a crescente integração de IA em sistemas críticos, a segurança cibernética já é uma grande preocupação. Os especialistas em cibersegurança de IA se concentrarão em proteger os sistemas de ataques, garantindo a integridade, confidencialidade, disponibilidade dos dados e algoritmos e prevenindo o uso malicioso de tecnologias de Inteligência Artificial.

Analista de Dados Avançados

image-6 Como Será o Mercado de Trabalho do Futuro com a Inteligência Artificial

A IA pode coletar, processar e analisar grandes volumes de dados em tempo real, fornecendo insights valiosos às empresas. Os analistas de dados, portanto, precisarão aprimorar suas habilidades a fim de trabalhar em conjunto com a Inteligência Artificial, interpretando resultados complexos, identificando padrões ocultos e tomando decisões estratégicas com base nas informações fornecidas.

Engenheiro de Manufatura com Automação Inteligente

image-7 Como Será o Mercado de Trabalho do Futuro com a Inteligência Artificial

A automação inteligente, impulsionada por IA e robótica avançada, terá um impacto significativo na indústria de manufatura. Engenheiros de manufatura devem se qualificar para projetar, implementar e supervisionar sistemas automatizados, além de trabalhar em colaboração com robôs e outras tecnologias na otimização dos processos de produção.

Consultores

image-8 Como Será o Mercado de Trabalho do Futuro com a Inteligência Artificial

O contexto fomenta o surgimento de consultores(as) com perfil técnico aguçado, especializados em entender, desenvolver e implementar soluções de IA. Esses profissionais provavelmente terão formação em matemática, ciência da computação, estatística ou áreas relacionadas. Por outro lado, haverá consultores(as) de aplicação, cujo papel será tornar os sistemas de IA utilizáveis em diversas disciplinas.

“Dificilmente haverá no futuro um consultor que saiba responder a todas as perguntas sobre Inteligência Artificial. Um dos grandes desafios dessas tecnologias, que, no entanto, também reforça o seu potencial, é a necessidade de análise e adaptação para a realidade de cada negócio”, encerra Leonardo Berto.

Sobre a Robert Half

É a primeira e maior empresa de soluções em talentos no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais permanentes e para projetos especializados nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Com presença global e atuação na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania, a Robert Half aparece em listas das empresas mais admiradas do mundo. A Robert Half é reconhecida, também, por seu compromisso de promover a igualdade e proporcionar uma cultura que apoia a diversidade.

Conheça Outras Publicações do Portal

Livros de Gil DePaula

www.clubedeautores.com.br — www.editoraviseu.com.br — [email protected]

O Baú das Histórias Inusitadas

Clique aqui

Seta2 Como Será o Mercado de Trabalho do Futuro com a Inteligência Artificial

https://clubedeautores.com.br/livro/o-bau-das-historias-inusitadas-2

image-11 Como Será o Mercado de Trabalho do Futuro com a Inteligência Artificial

Terras dos Homens Perdidos

Clique aqui 

Seta2 Como Será o Mercado de Trabalho do Futuro com a Inteligência Artificial

https://clubedeautores.com.br/livro/terras-dos-homens-perdidos

image-12 Como Será o Mercado de Trabalho do Futuro com a Inteligência Artificial

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: