Obesidade: Cuide do Seu Estilo de Vida

Obeso Obesidade: Cuide do Seu Estilo de Vida

Embora a ideia de que o peso de uma pessoa possa ser determinado pela genética ainda seja bastante discutido pela comunidade científica, essa noção parece ser determinante para muitas pessoas. De acordo com um estudo realizado com mais de 8 mil voluntários, aqueles que acreditam que não têm controle sobre o seu peso estão mais propensos a ser obesos.

Segundo a pesquisa, publicada na revista científica Health Education and Behavior, aqueles fiéis à ideia de que nada podem fazer para mudar o que veem ao pisar na balança consomem menos nutrientes e têm índices mais baixos de qualidade de vida do que o resto da população. “Se uma pessoa acredita que o peso não é influenciado pela dieta ou por exercícios, ela pode adotar comportamentos gratificantes a curto prazo, como consumir alimentos menos saudáveis e evitar exercícios, em vez de atitudes saudáveis, que trarão benefícios a longo prazo e ajudarão a administrar o peso”, afirmam os autores do estudo, Mike C. Parent e Jessica L. Alquist.

O estudo avaliou 4.166 homens e 4.655 mulheres. A partir das entrevistas e da análise da saúde dos participantes de uma forma geral, Parent e Jessica concluíram que, conforme as pessoas envelhecem, aumenta a crença de que o peso depende apenas do DNA, e não de atitudes diárias. Desta forma, a dieta saudável, rica em frutas e legumes, dá lugar gradualmente a comidas congeladas e idas a restaurantes. Os exercícios físicos também são abandonados.

Ainda de acordo com os pesquisadores, “quando combatemos a percepção de que o peso não pode ser mudado, os profissionais de saúde podem ajudar estas pessoas a mudar seu estilo de vida”.

Livros de Gil  DePaula – www.amazon.com.br ou www.clubedeautores.com.br > Digite Gil DePaula

Livros-de-Gil-DePaula Obesidade: Cuide do Seu Estilo de Vida

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: