Bonanza: Mais Uma Série Que Fez Grande Sucesso no Brasil

Bonanza-Mais-Uma-Série-Que-Fez-Grande-Sucesso-no-Brasil Bonanza: Mais Uma Série Que Fez Grande Sucesso no Brasil

Bonanza foi uma série de TV de bangue-bangue exibida de 12 de setembro de 1959 até 16 de janeiro de 1973. Era, copatrocinada pela fábrica de aparelhos de televisão RCA, um dos braços da NBC e pela Chevrolet, tornou-se um dos maiores sucessos da televisão de todos os tempos e, no gênero, somente o seriado Gunsmoke a igualou em popularidade e longevidade.

O seriado narra a saga do rancheiro viúvo Ben Cartwright (Lorne Greene), um homem de propósitos, e de seus três filhos (de mães diferentes), na defesa de seu rancho Ponderosa em Nevada. Além de Greene, outro ator da série que fez bastante sucesso foi Michael Landon (que depois estrelaria os seriados Os pioneiros e O Homem que veio do céu, 1984-1989). Lorne Greene também apareceria em outras séries, como Battlestar Galactica.

O filme piloto foi escrito por David Dortort, também produtor da série. Dortort criaria outras séries e filmes de TV similares como The Restless Gun, The High Chaparral, The Cowboys.

Com personagens bastante humanizados, Bonanza conquistou fãs ao redor do mundo todo com suas histórias de bravura, honradez e coragem no Velho Oeste.

Apesar do seu grande êxito, pelo menos no Brasil o seriado quase não foi reprisado provavelmente devido ao declínio do gênero western. Atualmente seus episódios têm sido lançados em DVD, para deleite de velhos fãs. Em 2009 o canal Rede Brasil de Televisão começou exibir a série e em 2010 o canal a cabo TCM também passou a exibir o seriado.

O também famoso tema musical de Bonanza, foi criado por Jay Livingston e Ray Evans. O conhecido cantor country Johnny Cash regravou uma versão em seu álbum “Ring of Fire: The Best of Johnny Cash”, de 1963. A canção teve novos arranjos em 1968 e nova versão em 1970. No período de 1970-1972 foi usada uma nova canção como tema. Na música original, o músico brasileiro Laurindo Almeida tocava o banjo.

Lorne-Greene Bonanza: Mais Uma Série Que Fez Grande Sucesso no Brasil

Lorne Greene foi um famoso locutor de rádio e ator norte americano, o qual é mais lembrado pelo seu papel como “Ben Cartwright” na série de televisão dos anos 1960 “Bonanza”, e como “Comandante Adama” na década de 1970 da série televisiva de ficção científica “Battlestar Galactica”.

Nascido em Ottawa, no Canadá, começou sua carreira enquanto cursava Universidade, e depois de sua formatura começou a trabalhar como locutor de rádio.

Sua voz forte, imponente e calma permitiu que iniciasse sua carreira no cinema como narrador em diversos filmes de guerra, incluindo “Wings of Youth” ( 1940), “Front of Steel” (1940), e “War Clouds in the Pacific” (1941).

Durante a Segunda Guerra Mundial fez uma série de filmes para o público brasileiro, sobre as ações das forças armadas canadenses, e narrou vários filmes de guerra como também de outros gêneros.

Deixou Canadá no começo de 1950 e seguiu para Hollywood onde rapidamente se tornou um ator conhecido em programas de televisão, rádio e filmes.

Em meados dos anos 1960, sua canção, “Ringo”, na qual ele fala, não canta, as palavras, atingiu o topo da lista de audiência.

Depois de usar sua voz como o “Big Brother” no filme da CBS “Nineteen Eighty Four”, foi convidado para o papel de “Ben Cartwright” na série de televisão “Bonanza”, papel este que o tornaria uma estrela de Hollywood.

No final de sua vida, Lorne Greene aceitou novamente o papel de “Ben Cartwright” para a reprise do filme “Bonanza”, mas morreu antes que pudesse ser filmado.

Lorne Greene faleceu em 11/09/1987, com 72 anos de idade, no “Saint John’s Hospital”, em Santa Mônica (Califórnia – EUA), devido a complicações com pneumonia, provocada durante a recuperação de uma cirurgia de úlcera estomacal.

 

Dan-Davis-Blocker Bonanza: Mais Uma Série Que Fez Grande Sucesso no Brasil

Dan Davis Blocker foi um ator Norte Americano, nascido em Bowie County, Texas, que começou fazendo pequenos papéis na televisão em programas (principalmente westerns) como “Gunsmoke”, “Playhouse 90”, “Cheyenne”, “Tales of Wells Fargo”, “The Restless Gun”, “Maverick”, “The Rifleman , “e” Grey Theater Zane.

Continuou a fazer pontas em muitos filmes não muito memoráveis, como “The Girl in Black Stockings” (1957), “Outer Space” (1957), e o papel de um Zombie Pré-histórico junto aos Três Patetas, e “Gunsight Ridge” (1957 – não creditado).

Sua grande chance veio com o papel de “Hoss Cartwright” na série de televisão de 1959, “Bonanza”, na qual interpretou um dos quatro filhos de um fazendeiro rico de Nevada interpretado pelo ator Lorne Greene.

A maioria dos fãs de “Bonanza” não perceberam que o personagem Hoss Cartwright na realidade se chamava “Eric Cartwright” (Hoss foi um apelido, porque ele “tinha a força de um cavalo”). Durante a temporada de sucesso de “Bonanza”, ele criou a cadeia de restaurantes “Bonanza Steak House”.

Dois de seus filhos – David e Dirk, seguiram seu caminho em Hollywood (David é um produtor e Dirk é um ator). Há um museu dedicado ao Dan Blocker em O’Donnell, Texas (Condado de Lynn, a cerca de 40 milhas ao sul de Lubbock, Texas).

 

Michael-Landon Bonanza: Mais Uma Série Que Fez Grande Sucesso no Brasil

Michael Landon foi um famoso ator americano, que interpretou o papel de “Little Joe Cartwright” da série “Bonanza”.

Michael Landon nasceu em Forest Hills, Nova York, sendo seus pais Eli Orowitz Maurice e Orowitz O’Neal Peggy. A família mudou-se para Collingswood , New Jersey, quando ele tinha quatro anos de idade. Eli e Peggy não tinham o melhor dos casamentos e muitas vezes aconteciam discussões violentas.

Ele experimentou uma infância estressante e infeliz. Seu sofrimento de enurese noturna (xixi na cama) complicou ainda mais sua vida. Sua mãe acreditava que ela poderia curar este problema através da “vergonha”. Para isso, cada vez que ele fazi “xixi na cama”, ela pendurava o seu colchão para fora da janela de seu quarto no andar de cima para que todos pudessem ver.

Temendo que seus amigos iriam testemunhar o seu problema particular, ele ia para casa todos os dias correndo após sair da escola para retirar a roupa de cama, uma prática que iria ajudá-lo no esporte mais tarde.

Michael Landon retratou esta parte de sua vida no filme de 1976 “The Runner Loneliest”, no qual ele atuou, escreveu e produziu. Embora tivesse um nível genial de QI, ele não conseguiu manter as notas para passar na escola.

Michael Landon se tornou tão proficiente no esporte que lhe foram oferecidas várias bolsas esportivas, sendo que aceitou a oferta da Universidade da Califórnia. Lá, ele machucou o braço e foi forçado a abandonar a bolsa de estudos. Então ele abandonou a faculdade e se tornou empregado de um armazém.

Um dia ele agendou um teste na Warner Brothers Studio. O pessoal da Warner Brothers ficou impressionado com sua performance. Então a Warner o contratou e o enviaram para uma escola especializada por um período de quatro meses. Durante este tempo ele decidiu criar um nome artístico, sendo que escolheu o nome “Michael Landon”, a partir da seleção entre vários nomes em uma lista telefônica.

Sua primeira aparição notável no cinema foi em “I Was a Werewolf Teenage” , em 1957.

Por volta desta época o produtor David Dortort tinha um programa na televisão em projeto que ele chamava de “Bonanza”.

Dortort fez uma grande persuasão com o pessoal da rede, convencendo a todos de que ele poderia fazer um seriado com atores relativamente desconhecidos. Esse foi outro ponto decisivo na vida de Michael Landon, e que constituiria a base de sua carreira como ator. Dortort o escolheu para o papel de Little Joe Cartwright.

Seu projeto seguinte foi Little House on the Prairie. A série, que estreou em 1974 e terminou em 1983, foi muito bem-sucedida. O ótimo relacionamento com os seus colegas de trabalho sobre esses projetos foi uma parte essencial de sua vida e muitos continuaram amigos até a sua morte.

Em 1984 ele começou uma outra série de sua produção para a televisão, chamado “Highway to Heaven”, que foi produzida até o ano de 1989.

Após esse período, Michael Landon estava trabalhando na produção de uma nova série, quando ficou doente e não foi capaz de vê-la terminada. Após alguns exames, ele foi diagnosticado com câncer pancreático.

Michael Landon se casou por três vezes, e foi pai de cinco filhos e de quatro filhas. Sua primeira esposa foi Dodie Frasier. Eles foram casados no período de 1956 a 1962. Em 1963 ele se casou com modelo Marjorie Lynn Noé, sendo que se divorciaram em 1982. Então casou-se com a maquiadora Cindy Clerico em 14 de fevereiro de 1983.

Em 05/04/1991, Landon foi hospitalizado no Cedars Sinai Medical Center para averiguação de uma possível úlcera estomacal, mas recebeu a notícia de que descobriram tumores no fígado e em seu pâncreas.

Percebendo que seu fim estava muito próximo, pediu à sua esposa Cindy para trazer todos os nove filhos (alguns foram adotados) para o quarto onde estava acamado, e disse o quanto amava a todos eles, em seguida pediu para que eles se retirassem para ficar a sós com sua esposa Cindy. Ela era a única com ele quando morreu, poucos minutos depois.

Michael Landon faleceu em 01/07/1991, com 54 anos de idade em sua casa, em Malibu.

Pernell-Roberts Bonanza: Mais Uma Série Que Fez Grande Sucesso no Brasil

Pernell Roberts começou a atuar durante seus anos de colégio, cantando em shows, tendo cursado temporariamente as Universidades Georgia Tech e Universidadade de Maryland (sem graduação). Chegou a servir na Marinha do Estados Unidos.

Seu primeiro reconhecimento notável de qualidade aconteceu durante meados dos anos 1950, quando atuou em uma série teatral da Broadway, em peças de Shakespeare, começando com “Macbeth” (pelo qual recebeu um Prêmio Drama Desk, 1955), incluindo também “Romeu e Julieta” e “A Megera Domada”.

Pernell Roberts fez sua estréia na Broadway na peça de curta duração “Hoje em Samarkand” (1955), e fez a transição para a televisão com aparições em programas como “Trackdown” e “Have Gun-Will Travel”.

Mas foi o papel de “Adam Cartwright” na popular série“Bonanza”, que fez Roberts ter destaque em sua carreira.  Roberts deixou o elenco de Bonanza em 1965, mantendo-se ocupado com participações especiais em uma ampla gama de programas de televisão nos anos 1960 e 1970, inclusive “James West”, “Missão: Impossível”, “Hawaii Five-O”, “O Homem de Seis Milhões de Dólares” e “The Rockford Files”.

Seu segundo papel mais marcante foi como o Dr. John Francis da série de TV “Trapper John, MD” (1979-1986), pelo qual recebeu uma indicação ao Emmy.

Pernell Roberts faleceu em sua casa em Malibú (EUA), aos 81 anos de idade. Causa da Morte: Câncer.

Sepultamento: O corpo de Pernell Roberts foi cremado e as cinzas estão em poder da família ou foram espalhadas em algum local especial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: