AS REDES SOCIAIS

tumblr_m4y9apzEaD1qmz2y2-300x208 AS REDES SOCIAIS

 Podemos definir a comunicação como a forma que as pessoas se relacionam, e interage no mundo, modificando a sociedade a qual pertence pela troca mútua de informações, ideias, experiências e sentimentos.

           Já nos primórdios da humanidade, quando foram constituídas as primeiras sociedades, o homem fez uso da comunicação pelos meios mais simples, ou seja: olhares, gestos, movimentos corporais e grunhidos. Mais tarde, com o desenvolvimento da fala e os primeiros desenhos em cavernas, no corpo e outros objetos, temos o início do que se tornará a comunicação moderna.

           Ao longo dos séculos diversos meios foram utilizados para se enviar uma mensagem, que, em resumo, é o que fazemos quando nos comunicamos. A consolidação das sociedades dificultou a comunicação à distância, problema que acabou sendo resolvido ou atenuado com a linguagem escrita, podendo esta ser definida como a codificação dos signos empregados pelo homem para se fazer entender. A gramática ordena a estruturas desses signos criando as regras para sua representação.

           A invenção do telefone, historicamente considerada por Graham Bell, mas que hoje é reconhecida meritoriamente ao italiano Antonio Meucci, foi um divisor de águas, proporcionando uma forma de comunicação direta, quebrando barreiras não importando onde estivessem os interlocutores.

           Os livros e os jornais são fundamentais nesse processo e responsáveis pelas primeiras massificações da comunicação. A televisão que apresenta suas primeiras nuance na década de 20, conduz a um sistema mais interativo entre imagens e sons, permitindo aos agora telespectadores uma experiência que no radio era limitada.

           O advento do computador traz às comunicações um novo modelo, que se inicia na pré-história da informática com sistemas rústicos de intranet, os primeiros e-mails e a consolidação da internet que acabou por nos conduzir as redes sociais (Facebook, twitter, Linkedin, Orkut, myspace, etc.).

           Sem dúvida, as redes sociais apresentam um poderoso e democrático meio de comunicação, onde informações relevantes sobre seus componentes são expostas, além de suas imagens, permitindo ainda a conversação por mensagens ou em tempo real. É também um instrumento eficientíssimo de marketing, seja pela possibilidade da veiculação de propaganda em suas páginas, bem como pelo banco de dados que passa a possuir contendo as informações de milhões de pessoas mundo afora.

 As redes sociais devem ser utilizadas com cautela, já que nelas os perfis pessoais são revelados. Algumas empresas já acessam essas redes para contratar ou checar o perfil dos profissionais que possam vir a fazer parte dos seus quadros.

           Lembrem-se ninguém deve se expor futilmente, a boa educação cabe em qualquer lugar e nas redes sociais não é diferente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: