RENATO RUSSO POR OUTRAS VOZES

Ellen-Oléria1-200x300 RENATO RUSSO POR OUTRAS VOZES

Ele marcou gerações e mantém viva sua poesia por meio de fãs e artistas de todos os gêneros. Desde o começo do ano, vida e obra de Renato Russo têm roubado todos os holofotes.   Primeiro, o músico carioca que viveu em Brasília nas décadas de 1970 e 1980 teve parte de sua história retratada no longa-metragem Somos Tão Jovens, de Antônio Carlos da Fontoura. Depois foi a vez da emblemática canção Faroeste Caboclo ganhar às telonas, com direção de René Sampaio. Neste sábado, ele recebe outra grandiosa homenagem com o concerto Renato Russo Sinfônico, que reúne cerca de 45 mil pessoas, a partir das 20h, no Estádio Nacional Mané Garrincha (Eixo Monumental).

No espetáculo, os fãs poderão realizar o sonho de ver Renato Russo de perto por meio de um holograma, com tecnologia de vanguarda. Giuliano Manfredini, filho do artista, conta que a tela na qual a imagem de Renato será projetada pode ser usada apenas uma única vez. “Infelizmente, este método não nos permite levá-lo com frequência a outros locais”, explica. E completa: “O show foi desenhado para Brasília e vai ficar na memória da cidade. A capital foi a musa inspiradora do meu pai, o fez crescer como músico. Ele a amava.”   O herdeiro de Renato Russo, aliás, é quem assina a produção do espetáculo. Para a realização do evento foram investidos R$ 2,5 milhões. “Esse sonho começou há 20 anos e partiu de uma ideia tida pelo meu pai e o maestro Silvio Barbato. É um show histórico, estamos trazendo ele de volta ao Mané Garrincha após 25 anos – exatos 16 anos de sua morte”, revela.

No palco, cada artista convidado interpretará uma música da Legião Urbana, acompanhado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, sob a regência do maestro Claudio Cohen.   E Giuliano garante que, apesar do ídolo da banda não estar mais vivo, “ele ficaria muito feliz de ver tudo isso se concretizar. A maior homenagem é a presença dos fãs”.

Para compor a homenagem, 14 artistas de diferentes gêneros da música brasileira foram convidados, entre eles, a baiana Ivete Sangalo. “Para mim é importantíssimo fazer parte disso. Renato Russo foi um dos grandes poetas dos nossos tempos. É uma honra pra mim, como fã, ter a oportunidade de interpretar uma canção dele”, conta a musa do axé music.

O evento reúne artistas de vários gêneros A ceilandense Ellen Oléria também participa do tributo, que marca a inauguração do Estádio Nacional como arena multi-uso. “Vou cantar Teatro dos Vampiros. Estou muito entusiasmada porque o Renato é uma grande referência poética na minha trajetória”, garante a artista.

 A cantora Luiza Possi também se apresenta no show, e declara-se entusiasmada com o concerto. “Faço parte da geração que tinha suas letras como hinos. Saber que será em Brasília, cidade pela qual tenho um carinho todo especial, me faz ainda mais feliz”, confessa a jovem cantora.

Também participam da grande festa Zélia Duncan, Fernanda Takai, Lobão, Alexandre Carlo (Natiruts), Zizi Possi, Hamilton de Holanda, Jerry Adriani, Jorge Du Peixe (Nação Zumbi), Sandra de Sá e a violinista norte-americana Ann Marie Calhoun.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: