A Origem da Expressão “Nas Coxas”

1-6 A Origem da Expressão "Nas Coxas"

Trata-se de uma expressão quase chula utilizada para qualificar alguma coisa mal feita, mal acabada, sem qualidade. Exemplo: “O encanamento da casa vive dando vazamentos, parece que foi feito nas coxas”, ou “Que tipo de engenheiro você é para ter projetado esta porcaria? Parece que seu curso foi feito nas coxas”.

A maior parte das pessoas, por desinformação, supõe que esta expressão tem teor sexual. Ou seja, um filho feito nas coxas, sem penetração, sem vontade de ser feito, um acidente da natureza. Interpretação errada.

Vejamos a história correta: na época do império, quando não tínhamos indústrias de nada, as telhas das casas eram feitas pelos escravos utilizando suas coxas como molde. Como elas deviam encaixar entre si, todas as telhas de uma casa deveriam ser feitas por escravos com coxas parecidas ou por um único escravo.

Havia um porém: as telhas de uma casa poderiam não encaixar no telhado de outra, se fosse necessária uma substituição. Isto é um dentre os vários outros problemas decorrentes da não padronização. Quando começaram a fabricar telhas padronizadas, as antigas feitas nas coxas passaram a ser sinônimo de coisa mal feita, mal acabada, sem qualidade.

Livros de Gil DePaula

Livros de Gil DePaula

Livros-Gil-DePaula A Origem da Expressão "Nas Coxas"

 

BHI-texto A Origem da Expressão "Nas Coxas"

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: