A Música de Luto: Morre Jair Rodrigues

184674-jair-rodrigues-morreu-na-manha-desta-opengraph_1200-2 A Música de Luto: Morre Jair Rodrigues

A música brasileira está de luto e menos alegre. Morreu nesta quinta-feira, aos 75 anos, o cantor Jair Rodrigues.  O músico estava em sua casa, em Cotia-São Paulo. A causa da morte ainda não foi anunciada.

Jair conquistou o Brasil ao interpretar a  clássica música  “Disparada”, de Geraldo Vandré, vencedora do II Festival de Música Popular Brasileira, em 1966, junto com “A banda”, de Chico Buarque.

Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava, interior de São Paulo, em 6 de fevereiro de 1939. Depois de passar a infância e adolescência cantando em corais de igreja, começou a carreira profissional como crooner de casas noturnas, em 1957. No ano seguinte, participou de seu primeiro concurso de calouros.

Na década de 1960, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou como engraxate, mecânico, servente de pedreiro e ajudante de alfaiate, enquanto tentava se estabelecer na música. Começou a se destacar cantando sambas.

Seu primeiro sucesso foi “Deixa isso pra lá”, lançada em seu segundo disco, “Vou de samba com você, de 1964”. Considerada a precursora do rap nacional, por conta do refrão falado, foi eternizada pela clássica coreografia que o cantor fazia, sempre gesticulando com as mãos.
De acordo com o site oficial do artista, em 1965, Jair substituiu Baden Powell num show no Teatro Paramount, em São Paulo. Foi quando dividiu o palco pela primeira vez com a também estreante Elis Regina, que viria ser sua parceira profissional. Juntos, lançaram o disco “Dois na bossa”. O sucesso do álbum levou os dois a formar a dupla Jair e Elis, que assumiram o programa “O fino da bossa”, da TV Record.

Jair deixa dois filhos, os também músicos Jair Oliveira e Luciana Mello.

Livros de Gil DePaula

Livros de Gil DePaula

Livros-Gil-DePaula A Música de Luto: Morre Jair Rodrigues

BHI-texto A Música de Luto: Morre Jair Rodrigues

About Gil DePaula

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: