Hiroshima: Setenta e Cinco Anos Após a Bomba Atômica

Hiroshima-Bomba Hiroshima: Setenta e Cinco Anos Após a Bomba Atômica

Há exatamente 75 anos, o mundo assistiu a um dos maiores atentados e assassinato em massa da história. Em 6 de agosto de 1945, um Boeing B-29 denominado Enola Gay lançou uma bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, em missão oficializada pelo governo dos Estados Unidos, matando mais de 140 mil pessoas. O ataque tinha o objetivo de forçar o Japão a se render e por fim à Segunda Guerra Mundial.

Na segunda guerra, iniciada em 1939, o mundo estava dividido em dois grupos: Os Aliados: Reino Unido, União Soviética e Estados Unidos. E o Eixo: Alemanha, Japão e Itália.

Em agosto de 1945, depois das mortes dos ditadores Benito Mussolini (Itália) e Adolf Hitler (Alemanha), a guerra já havia terminado na Europa, porém, os confrontos continuavam no Pacífico e na Ásia, protagonizados por americanos e japoneses.

Em 06 de agosto, às 8h15, horário local, a bomba Little Boy (“menininho”) foi lançada sobre Hiroshima. Quando viu o tamanho da tragédia, na forma de uma nuvem gigantesca de fumaça e poeira, o copiloto Robert Lewis escreveu no diário de bordo: “Deus, o que fizemos?”. Mas a rendição japonesa não veio.

Dois dias depois, no dia 8, uma bomba ainda mais poderosa, chamada Fat Boy (“menino gordo”), foi lançada sobre outra cidade, Nagasaki. Dessa vez, cerca de 70 mil pessoas morreram.

Em menos de uma semana, no dia 15 de agosto de 1945, o Japão se rendeu ao terror e a destruição, pondo fim ao conflito mundial.

Livros de Gil DePaula

www.amazon.com.br          www.clubedeautores.com.br   – digite: Gil DePaula

Livros-de-Gil-DePaula Hiroshima: Setenta e Cinco Anos Após a Bomba Atômica

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: