O Que é o NETFLIX

Netflix O Que é o NETFLIX

O Netflix é uma empresa norte-americana criada por Marc Randolph e Reed Hastings em 1997. Hoje oferece serviço de TV por Internet a mais de 50 milhões de assinantes distribuídos por mais de 40 países que assistem, mensalmente, a mais de um bilhão de horas de filmes, séries de TV e produções originais. Em troca de uma mensalidade acessível o usuário pode assistir conteúdo por demanda (o conteúdo que quer, na hora que quer e no aparelho que possui).

O pessoal da Foundation Capital produziu uma animação interessante sobre Reed Hastings e sua carreira como empreendedor. O vídeo tem áudio em inglês, mas para quem tem dificuldades com a língua estrangeira, aqui vai um pequeno resumo: Estando na faculdade de Ciência da Computação na década de 80, Reed sempre via aos empreendedores num pedestal, mas percebeu que eram pessoas normais com uma boa ideia na cabeça. E pensou: se eles podem eu também posso.

Em seu emprego como programador teve uma lição sobre liderança: quando descobriu que seu patrão lavava suas canecas sujas de café que ficavam espalhadas em sua mesa, Reed ficou surpreso com a situação e perguntou para ele por que fazia aquilo, e mais ainda com a resposta dele: “É o mínimo que posso fazer por você, já que faz tanto pela empresa”. Este ato despertou nele a ideia do que realmente é ser um líder: levar o time para frente, pensando no que é melhor para a equipe.

Assim, quando fundou a Netflix, na década de 90, pensou estrategicamente suas ações (como um jogo de xadrez), onde cada ação abre novas possibilidades.

Há tempos já acreditava que o DVD iria morrer e o consumo de conteúdo iria mudar, mas eles tinham um grande adversário: a Blockbuster. As dificuldades que passaram no mercado contra um forte adversário intensificaram o trabalho, que trazendo resultados positivos colocaram a Netflix bem posicionada no mercado.

Uma parte interessante do seu discurso é quando faz uma análise sobre a organização e uma banda de jazz: “você quer músicos que saibam improvisar, basicamente por que o ambiente vai mudar, e assim vai aprendendo a fazer bons julgamentos como um jogador de xadrez”.

Livros de Gil  DePaula

www.amazon.com.br    ou    www.clubedeautores.com.br  >  Digite Gil DePaula

Livros-de-Gil-DePaula O Que é o NETFLIX

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: