Principais Sinais e Sintomas do Câncer

9rae253vvp_5mqz1sd2os_file Principais Sinais e Sintomas do Câncer

Muito embora grande parte de sinais e sintomas iniciais dos cânceres seja identificada pela primeira vez pelos próprios pacientes e, em menor grau, pelos profissionais de saúde, a maioria dos sinais e sintomas que chama a atenção é provocada por outras doenças ou por alterações funcionais, sem significado clínico mais importante. Portanto, tanto para os profissionais de saúde como para os pacientes e os familiares, é fundamental conhecer os principais sinais e sintomas dos cânceres mais prevalentes em adultos e crianças, bem como identificar as condições em que esses sinais e sintomas devam ser mais valorizados.

Habitualmente, pacientes com sinais e sintomas suspeitos são encaminhados para um especialista ou são orientados a realizar alguns testes diagnósticos antes de ser encaminhados. É preciso ter o cuidado de não postergar o encaminhamento, por causa da realização de testes diagnósticos, quando houver fortes suspeitas de um câncer em um paciente com sinais e sintomas típicos.

super_imgquimio Principais Sinais e Sintomas do Câncer

Também se deve encaminhá-los diretamente a um especialista quando determinados testes não estão facilmente disponíveis. Todo indivíduo deve reconhecer o que é habitual e normal em seu organismo e quando acontece algo diferente.

Alguns sinais e sintomas são frequentes nos indivíduos adultos com câncer, mas não significam a ocorrência de câncer. São eles:

• Um caroço ou inchaço persistente em qualquer lugar do corpo. É importante saber há quanto tempo o caroço ou o inchaço existe e se provoca algum desconforto ou dor.
• Mudanças recentes na coloração ou no formato da pele ou de algum sinal.
• Tosse ou rouquidão persistente (mais de três semanas).
• Mudanças no hábito intestinal (constipação ou diarreia) com mais de seis semanas de duração.
• Qualquer sangramento anormal pela boca, pela urina, pelo reto ou pela vagina.
• Perda de peso significativa (mais de 10% do peso corporal) em alguns meses, sem motivo aparente.
• Falta de ar persistente (mais de três semanas) acompanhada ou não de tosse com catarro sanguinolento.

enfermeira3 Principais Sinais e Sintomas do Câncer

Existem mais de 200 tipos diferentes de câncer – alguns são bastante comuns, ao passo que outros são bem raros. A ocorrência de câncer nos adultos aumenta com a idade, principalmente a partir dos 50 anos. Nos homens adultos, os cânceres mais comuns são os de próstata, pulmão, intestino grosso e estômago. Nas mulheres adultas, os cânceres mais comuns são os de mama, colo do útero, intestino grosso e pulmão. Em ambos os sexos, são comuns os cânceres de pele e menos comuns os cânceres hematológicos (como as leucemias e os linfomas).

Alguns sinais e sintomas são habituais nas crianças com câncer, mas também não significam a ocorrência da doença. São eles:

• Palidez da pele acompanhada de cansaço.
• Irritabilidade ou febre persistente sem motivo aparente.
• Dor óssea persistente.
• Aumento persistente dos gânglios linfáticos.
• Manchas vermelhas ou roxas na pele sem motivo aparente.
• Aumento do volume abdominal.
• Dor de cabeça ou vômitos persistentes.
• Mudança do nível de consciência ou convulsão de aparecimento recente.

images Principais Sinais e Sintomas do Câncer

Nas crianças, em que pese à baixa prevalência de câncer nessa população, os cânceres mais frequentes são as leucemias, os linfomas, os tumores do Sistema Nervoso Central (SNC) e os sarcomas (ósseos ou de partes moles). Duas faixas de idade concentram grande parte dos tumores na criança e nos adolescentes, uma, entre 2-5 anos, e outra, entre 10-15 anos.

Outros sinais e sintomas podem ocorrer em adultos ou crianças com câncer; portanto, em caso de dúvida, não deixe de consultar seu médico.

Dr. Ronaldo Silva

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: