Quatro Materiais Que Mudarão o Mundo

O mundo está sendo devastado e poluído. Até aí, nenhuma novidade. A boa notícia é que está sendo desenvolvidas novas alternativas de materiais para sobrecarregar menos o planeta, tanto na produção dos bens, como na gestão de resíduos.

Materiais realmente biodegradáveis, ou com vida útil maior, ou que reaproveitam matérias e as transformam em outros produtos de grande utilidade no dia a dia.

1. Vidro com memória eterna

1. Vidro com memória eterna

disco-optico Quatro Materiais Que Mudarão o Mundo
Muitos já passaram pela ingrata experiência de molhar um pen drive com algum trabalho importante, ou o computador apresentar um defeito sem conserto antes de fazer o backup, ou, ainda, de arranhar um CD em que foram gravadas as fotos que mais gostam.

A grande maioria já sofreu com isto. Mas é possível que a Hitachi tenha descoberto a solução para esse problema. Eles desenvolveram um tipo de cristal de vidro que consegue guardar as informações gravadas nele para sempre.
A fabricante desenvolveu um novo tipo de vidro que consegue “suportar temperaturas extremas e condições hostis sem se degradar praticamente para sempre”. Os dados são armazenados em formato binário em pontos dentro de uma finíssima camada do cristal.

Atualmente, o protótipo mede 2 cm quadrados, tem 2 mm de espessura e consegue armazenar até 40 Gb, mas os cientistas da Hitachi já estão trabalhando para aumentar essa capacidade.

2. Plástico de camarão e teia de aranha

2. Plástico de camarão e teia de aranha

size_810_16_9_teia-de-aranha Quatro Materiais Que Mudarão o Mundo
Cientistas do Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering, da Universidade de Harvard, inventaram um tipo de plástico totalmente biodegradável feito da quitina, um polissacarídeo duro retirado da casca do camarão junto com a proteína que faz a teia da aranha ser elástica.

O novo produto foi chamado de Shrilk, e promete ser a solução para um dos maiores problemas ambiental do mundo, que é o descarte de plásticos derivados de petróleo.

3. Aerogel

3. Aerogel

aerogel-1 Quatro Materiais Que Mudarão o Mundo
Parece fumaça congelada. Só de olhar, não dá pra botar crer que o aerogel é um sólido. Mas, na verdade, ele é o sólido mais leve e de menor densidade do mundo. Fabricado a partir da retirada total do líquido da sílica (mesmo mineral de que se faz vidro e areia), o gel sólido promete ter muitas aplicações em um futuro próximo. Com uma estrutura extremamente porosa, ele poderá ser usado para isolar as casas do futuro do calor. Hoje em dia, já há roupas de bombeiros que são feitas com o material.

4. Madeira biosintética

4. Madeira biosintética

inbrasil-madeiraplastica-deck-modular Quatro Materiais Que Mudarão o Mundo
Se você viveu no Brasil nos últimos 20 anos, sabe que um dos nossos maiores problemas ambientais é o desmatamento. Mas como conter o desmatamento, se boa parte dos produtos que usamos em nosso dia a dia são feitos de madeira (pense em todos os móveis da sua casa, faculdade e/ou do seu local de trabalho)?

Foi para resolver esse problema que surgiu a madeira Biosintética. Fabricada a partir de materiais orgânicos que seriam, em tese, desperdiçados – como a casca do coco -, a novidade permite substituir a madeira retirada dos troncos de árvores.

O material ainda não é produzido no Brasil, mas isso pode mudar em breve. Em Belo Horizonte, um grupo de alunos do Centro Universitário Uni-BH ganharam um prêmio por terem desenvolvido uma máquina que permitiria a produção da madeira Biosintética a partir de fibra de coco.

Livros de Gil  DePaula – www.amazon.com.br    ou    www.clubedeautores.com.br > Digite Gil DePaula

Livros-de-Gil-DePaula Quatro Materiais Que Mudarão o Mundo

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: