Grandes Bandas Brasileiras: RPM

Por Gil DePaula

RPM Grandes Bandas Brasileiras: RPM

Acho a banda RPM uma das mais divertidas dos anos 80. Ela foi fundada em 1983 na cidade de São Paulo. O grupo ficou conhecido por suas letras controversas, que abordavam temas políticos e sociais, e por um som que mesclava rock, pop e eletrônico.

Na sua formação original contou com Paulo Ricardo (voz e baixo), Fernando Deluqui (guitarra) e Henrique Portugal (teclados). O RPM teve sua ascensão na década de 80, lançando seus primeiros álbuns: “Revoluções Por Minuto” (1984), que trazia sucessos como “Rádio Pirata” e “Louras Geladas”. O álbum foi um grande sucesso de vendas e tornou a banda conhecida em todo o país.

A partir de então, o RPM seguiu lançando discos e músicas que fizeram sucesso. Entretanto, passou por mudanças na formação da banda e enfrentou diversas polêmicas, como acusações de plágio e briga com a gravadora. A banda entrou em paralisia no final dos anos 90, mas retornou em 2002 com uma nova formação.

Em termos musicais, o RPM inovou ao trazer elementos de música eletrônica para o rock brasileiro, criando um som único e marcante. Suas letras eram tinham como base temas políticos e sociais, abordando questões que eram relevantes na época, como a censura e a liberdade de expressão.

No entanto, a banda também foi criticada por algumas letras que foram consideradas machistas e sexistas. Além disso, o RPM passou a ser visto como uma banda comercial, o que gerou críticas por parte de alguns setores da crítica especializada e do público mais “underground” do rock nacional.

A RPM foi importante para a história do rock brasileiro, inovando em termos de som e abordando temas importantes em suas letras.

Minhas Músicas Prediletas da Banda

Minhas Músicas Prediletas da Banda

  • Alvorada Voraz
  • Louras Geladas
  • A Cruz e a Espada
  • Olhar 43
  • Revoluções Por Minuto
  • London, London (música original de Caetano veloso)
  • Rádio Pirata

 

Livros de Gil DePaula -- www.clubedeautores.com.br -- www.editoraviseu.com.br -- [email protected]

Livros de Gil DePaula -- www.clubedeautores.com.br -- www.editoraviseu.com.br -- [email protected]

THP-1024x386-1 Grandes Bandas Brasileiras: RPM

BHIF4 Grandes Bandas Brasileiras: RPM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: