Os Dez Maiores Assassinos em Massa da História

Os-Dez-Maiores-Assassinos-em-Massa-da-Historia-1024x410 Os Dez Maiores Assassinos em Massa da História

Pol Pot – Três Milhões de Mortos

Pol-Pot Os Dez Maiores Assassinos em Massa da História

Entre 1975 e 1979, Pol Pot impôs no Camboja sua visão particular do maoísmo, o marxismo rural, tirando as pessoas das cidades e forçando-os a trabalhar dezoito horas por dia, nos campos. Foram construídas sepulturas coletivas para quem não aguentasse a jornada de trabalho e viesse a falecer.

Quase um terço dos cambojanos pereceram, até os comunistas do Vietnã invadirem o país e acabarem com a loucura. A razão da invasão não foi o genocídio, mas uma rixa interna entre os comunistas de linha soviética (Vietnã) e chinesa (Camboja).

Leopoldo II – Oito Milhões de Mortos

leopoldo-2 Os Dez Maiores Assassinos em Massa da História

Ele era o rei da Bélgica, mas não foi nesse cargo que ganhou seu lugar na lista. O Estado Livre do Congo foi uma vasta área cedida pela comunidade internacional ao rei, pessoalmente, não à Bélgica.

Nesse reino particular, diferente da Bélgica, ele era o monarca absoluto. A exploração brutal de borracha e marfim, conduzida por seus capatazes, valia-se de torturas e mutilações para forçar a trabalhar. Ironicamente, o Congo foi cedido a ele sob a promessa de acabar com os últimos traficantes de escravos na região.

Hirohito – Onze Milhões de Mortos

hirohito Os Dez Maiores Assassinos em Massa da História

Os japoneses cometeram atrocidades comparáveis às dos nazistas na Segunda Guerra, incluindo o uso de armas biológicas e experiências com prisioneiros. Numa manobra para salvar a monarquia — que partiu dos americanos — a culpa recaiu toda sobre o exército, e o imperador Hirohito permaneceu no trono. Hoje, se sabe que ele era o culpado.

Hernan Cortés – Dezenove Milhões de Mortos

hernan-cortez Os Dez Maiores Assassinos em Massa da História

Em 1519, quando queimou seus barcos na costa, prometendo que não voltaria até a conquista do Império Asteca, havia 25 milhões de nativos no México. No ano de sua morte, 6 milhões restavam. Ainda assim, foi uma fração das cem milhões de mortes atribuídas à colonização.

Tamerlão – Vinte Milhões de Mortes

tamerlao Os Dez Maiores Assassinos em Massa da História

Decidido a restabelecer a glória de Gengis Khan, copiou seus métodos brutais, mas só conseguiu chegar à metade da contagem de cabeças de seu ídolo. Em seu reinado, iniciado em 1370, foi criado o Império Timúrida, que dominou grande parte da Ásia Central.

Josef Stalin – Vinte Milhões de Mortes

Josef-Stalin-1024x580 Os Dez Maiores Assassinos em Massa da História

Cerca de um milhão de soviéticos padeceram no Grande Expurgo, entre 1936 a 1939, e mais um milhão e meio nos gulags, os campos de trabalhos forçados. Mas a maioria das vítimas foi resultado de políticas radicais.

A coletivização agrícola na Ucrânia, por exemplo, matou 4 milhões de fome.

Adolf Hitler – Vinte Milhões de Mortos

adolf-hitler Os Dez Maiores Assassinos em Massa da História

Vinte milhões de civis foram vítimas diretas da atrocidade nazista, 5 milhões deles judeus, os demais ciganos, homossexuais e, a maioria, civis de países conquistados. Ele pode ser campeão em ódio, mas só venceria em mortes se fossem computadas todas as mortes da Segunda Guerra, a ele — o que é plausível, já que ele é a causa. Então seriam 62 milhões.

Nurhaci – Vinte e Cinco Milhões de Mortes

Nurhaci Os Dez Maiores Assassinos em Massa da História

Derrubou a dinastia Ming, em 1616, e passou a oprimir a maioria dos chineses, da etnia han. Entre guerra, fome e execuções sumárias, a transição destruiu milhões de vidas. Isso ficava na média em matéria de transições de governo na China, que poderiam ocupar a lista inteira.

Gengis Khan – Quarenta Milhões de Mortos

Gengis-Khan Os Dez Maiores Assassinos em Massa da História

Os mongóis davam às cidades a opção de se render ou a aniquilação completa. Bagdá pagou para ver e uma pilha com 90 mil crânios foi erguida às suas portas. Proporcionalmente, ninguém chega a seus pés. Gengis Khan eliminou 10% da população do mundo à sua época.

Mao Zedong – Sessenta Milhões de Mortos

Mao-Zedong-1024x576 Os Dez Maiores Assassinos em Massa da História

Em números absolutos, ninguém supera Mao. 30 milhões morreram de fome apenas no Grande Salto Para Frente, um esforço de industrialização catastrófico, onde a mão de obra das fazendas foi desviada para a produção de ferro.

E no mínimo um milhão na Revolução Cultural, que atiçou os jovens a atacar tudo o que achassem velho ou ocidental. Isso incluía professores e membros do Partido Comunista.

Leia outros textos

Livros de Gil DePaula

https://www.editoraviseu.com.br/terras-dos-homens-perdidos-prod.html

www.clubedeautores.com.br — www.editoraviseu.com.br [email protected]

THP Os Dez Maiores Assassinos em Massa da História

BHIF Os Dez Maiores Assassinos em Massa da História

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: