Bem-vindo ao Futuro!

Bem-vindo-ao-Futuro Bem-vindo ao Futuro!

Oficinas de Automóveis

As oficinas de reparação de automóveis desaparecerão. Um motor a gasolina/diesel tem 20.000 peças individuais, um motor elétrico tem 20. Os carros elétricos serão vendidos com garantia vitalícia e só serão reparados pelas concessionárias. Leva apenas 10 minutos para remover e substituir um motor eléctrico. Motores eléctricos defeituosos não são reparados na concessionária, mas são enviados a uma oficina regional que os repara com robôs.

A luz de mau funcionamento do seu motor eléctrico acende, então você dirige-se até ao que parece ser um lava-rápido. O seu carro é rebocado e enquanto você toma uma xícara de café lá vem o seu carro com um novo motor eléctrico!

Abastecimento

image-13 Bem-vindo ao Futuro!

As bombas de gasolina irão desaparecer. As esquinas das ruas terão medidores que dispensam eletricidade. As empresas irão instalar estações de recarga elétrica; na verdade, elas já começaram no mundo desenvolvido.

Grandes fabricantes de automóveis inteligentes já destinaram dinheiro para começar a construir novas fábricas que só constroem carros elétricos.

As indústrias de carvão irão embora. As companhias de gasolina/petróleo irão fechar. A perfuração de petróleo irá parar. Portanto, diga adeus à OPEP! O Oriente Médio estará em apuros.

As residências produzirão e armazenarão mais energia eléctrica durante o dia e em seguida, usarão e venderão de volta para a rede. A rede armazena e distribui para cidades que são grandes consumidoras de eletricidade. Alguém viu o telhado do Tesla?

Negócios Ficarão Para Trás

image-14-1024x384 Bem-vindo ao Futuro!

Um bebê de hoje só verá carros pessoais em museus. O FUTURO está se aproximando mais rápido do que a maioria de nós pode imaginar.

Em 1998, a Kodak tinha 170.000 funcionários e vendia 85% de todo o papel fotográfico em todo o mundo. Em poucos anos seu modelo de negócios desapareceu e eles faliram. Quem teria pensado que isso aconteceria?

O que aconteceu com a Kodak e a Polaroid acontecerá em muitos setores nos próximos 5 a 10 anos … e a maioria das pessoas não imagina isso.

Você pensava em 1998 que três anos depois, você nunca mais tiraria fotos em filme? Com os smartphones de hoje, quem é que ainda tem uma câmara hoje em dia?

As câmaras digitais foram inventadas em 1975. As primeiras tinham apenas 10.000 pixels, mas seguiam a lei de Moore. Assim, como acontece com todas as tecnologias exponenciais, foi uma decepção por um tempo, antes de se tornar muito superior e se tornar dominante em apenas alguns anos.

Inteligência Artificial

image-15 Bem-vindo ao Futuro!

Agora vai acontecer de novo (mas muito mais rápido) com Inteligência Artificial, saúde, carros autônomos e elétricos, educação, impressão 3D, agricultura e empregos.

O software interrompeu e continuará a perturbar a maioria dos setores tradicionais nos próximos cinco a dez anos.

UBER é apenas uma ferramenta de software, eles não possuem nenhum carro e agora são a maior empresa de táxi do mundo! Pergunte a qualquer motorista de táxi se ele percebeu isso.

O Airbnb é hoje a maior empresa hoteleira do mundo, embora não possua propriedades. Pergunte aos hotéis Hilton se eles previram isso.

Inteligência Artificial: Os computadores tornam-se exponencialmente melhores na compreensão do mundo. Este ano, um computador venceu o melhor Go-player do mundo, dez anos antes do esperado.

Nos EUA, jovens advogados já não conseguem empregos. Por causa do Watson da IBM, onde você pode obter aconselhamento jurídico (por enquanto, o básico) em segundos, com 90% de precisão em comparação com 70% quando feito por humanos. Portanto, se você estuda Direito, repense imediatamente, pois haverá 90% menos advogados no futuro, (que ideia!) Apenas os especialistas permanecerão.

O Watson já ajuda enfermeiras a diagnosticar cancro, e é 4 vezes mais preciso do que as enfermeiras humanas.

O Facebook agora tem um software de reconhecimento de padrões que pode reconhecer rostos melhor do que humanos.

Em 2030, os computadores se tornarão mais inteligentes do que os humanos (porém nunca serão humanos).

Carros Autônomos

image-16 Bem-vindo ao Futuro!

Carros autônomos: Em 2018 já chegaram os primeiros carros autônomos. Nos próximos cinco anos, toda a indústria começará a ser interrompida. Você não vai querer mais ter um carro, pois você ligará para um carro com seu telefone, ele aparecerá em sua localização e o levará ao seu destino.

Você não precisa estacionar, você só paga pela distância percorrida e pode ser produtivo enquanto dirige. As crianças de hoje nunca terão carteira de motorista e nunca terão carro.

Isso mudará nossas cidades, porque precisaremos de 90-95% menos carros. Podemos transformar antigas vagas de estacionamento em parques verdes.

Cerca de 1,2 milhão de pessoas morrem a cada ano em acidentes de carro em todo o mundo, incluindo distração ou condução embriagada. Agora temos um acidente a cada 60.000 milhas; com condução autônoma cairá para um acidente em seis milhões de milhas. Isso salvará mais de um milhão de vidas em todo o mundo a cada ano.

A maioria das montadoras tradicionais irá sem dúvida à falência. Eles tentarão a abordagem evolucionária e apenas construirão um carro melhor, enquanto as empresas de tecnologia (Tesla, Apple, Google) farão a abordagem revolucionária e construirão um computador sobre rodas.

Veja o que a Volvo está fazendo agora; não há mais motores de combustão interna em seus veículos a partir deste ano com os modelos 2023, usando todos elétricos ou híbridos apenas, com a intenção de eliminar gradualmente os modelos híbridos.

Muitos engenheiros da Volkswagen e Audi estão completamente apavorados com Tesla e deveriam estar. Veja todas as empresas que já oferecem os seus veículos elétricos. Isso era inédito, apenas há alguns anos.

Mais mudanças

image-17-1024x768 Bem-vindo ao Futuro!

As seguradoras terão grandes problemas porque, sem acidentes, os seguros ficarão mais baratos. Seu modelo de negócio de seguro automóvel desaparecerá.

Os imóveis vão mudar. Porque se você puder trabalhar enquanto se desloca, as pessoas abandonarão suas torres para se mudar para bairros mais bonitos e acessíveis.

Os carros elétricos se tornarão populares em 2030. As cidades serão menos barulhentas porque todos os carros novos funcionarão com eletricidade. As cidades também terão um ar muito mais limpo. A eletricidade se tornará incrivelmente barata e limpa.

A produção solar está numa curva exponencial há 30 anos, mas agora você pode ver o impacto crescente. E está apenas aumentando.

As empresas de energia fóssil estão tentando desesperadamente limitar o acesso à rede para evitar a competição das instalações solares domésticas, mas isso simplesmente não pode continuar – a tecnologia cuidará dessa estratégia.

image-18 Bem-vindo ao Futuro!

Saúde: O preço do Tricorder X será anunciado este ano. Existem empresas que irão construir um dispositivo médico (chamado “Tricorder” de Star Trek) que funciona com o seu telefone, que faz a varredura da retina, sua amostra de sangue e sua respiração. Em seguida, analisa cinquenta e quatro biomarcadores que irão identificar quase todas as doenças. Existem dezenas de aplicativos de telefone por aí, agora, para fins de saúde.

BEM-VINDO AO AMANHÃ – que na verdade, já chegou há alguns anos…

image-19 Bem-vindo ao Futuro!

Se observamos com cuidado, podemos detectar a aparição de uma nova faixa social que não existia antes: pessoas que hoje têm entre sessenta e oitenta anos.

A esse grupo pertence uma geração que expulsou da terminologia a palavra envelhecer, porque simplesmente não tem em seus planos atuais a possibilidade de fazê-lo.

É uma verdadeira novidade demográfica, semelhante ao surgimento da adolescência; na época, que também era uma nova faixa social, que surgiu em meados do século XX para dar identidade a uma massa de crianças desabrochando, em corpos adultos, que não sabiam, até então, para onde ir ou como se vestir.

Este novo grupo humano, que hoje tem cerca de sessenta, setenta ou 80 anos, levou uma vida razoavelmente satisfatória. São homens e mulheres independentes que trabalharam durante muito tempo e conseguiram mudar o significado sombrio que tanta literatura latino-americana deu por décadas ao conceito de trabalho.

Longe dos tristes escritórios, muitos deles procuraram e encontraram, há muito tempo, a atividade que mais gostavam e na qual ganham a vida. Supostamente é por isso que eles se sentem plenos; alguns nem sonham em se aposentar.

Aqueles que já se aposentaram desfrutam plenamente de seus dias, sem medo do ócio ou solidão, crescem internamente. Eles desfrutam do tempo livre, porque depois de anos de trabalho, criação dos filhos, carências, esforços e eventos fortuitos, vale bem a pena contemplar o mar, a serra e o céu.

Mas algumas coisas já sabemos que, por exemplo, não são pessoas paradas no tempo; pessoas de sessenta, setenta ou oitenta, homens e mulheres, operam o computador como se tivessem feito isso durante toda a vida.

image-20-1024x536 Bem-vindo ao Futuro!

Eles escrevem e veem os filhos que estão longe e até esquecem o antigo telefone para entrar em contato com seus amigos para os quais escrevem e-mails ou mandam WhatsApp.

Hoje, pessoas de 60, 70 ou 80 anos, como é seu costume, estão lançando uma idade que AINDA NÃO TEM NOME. Antes, os que tinham essa idade, eram velhos e hoje não são mais… hoje estão física e intelectualmente plenos, lembram-se da sua juventude, mas sem nostalgia, porque a juventude também é cheia de quedas e nostalgias e eles bem sabem disso.

Hoje, as pessoas de 60, 70 e 80 anos celebram o Sol todas as manhãs e sorriem para si mesmas com muita frequência. Elas fazem planos para suas próprias vidas, não com as vidas dos demais.

Talvez, por algum motivo secreto que apenas os do século XXI conheçam e saberão, a juventude é carregada internamente. A diferença entre uma criança e um adulto é, simplesmente, o preço de seus brinquedos.

Um conselho: Tire um tempinho e medite sobre tudo isso!

Conheça outras publicações do blog

Livros de Gil DePaula

www.clubedeautores.com.br — www.editoraviseu.com.br [email protected]

Clique aqui > https://clubedeautores.com.br/livro/o-bau-das-historias-inusitadas-2

image-11 Bem-vindo ao Futuro!

Clique aqui > https://clubedeautores.com.br/livro/terras-dos-homens-perdidos

image-12 Bem-vindo ao Futuro!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: