A Vida e os Melhores Filmes de Sidney Poitier

sidney-poitier-oscar-1024x576 A Vida e os Melhores Filmes de Sidney Poitier

Um dos atores por quem mais possuo admiração é Sidney Poitier. Sidney foi o primeiro ator negro a ser nomeado a um Oscar com o filme The Defiant Ones, de 1958. Depois, recebeu seu Oscar por Lillies Of The Field em 1963. E, em 2002, recebeu um Oscar Honorário por toda sua obra.

Poitier, que é Doutor Honorário da Universidade Shippensburg da Pennsylvania, nasceu em 20 de fevereiro de 1927, e faleceu em 06 de janeiro de 2022. Casou-se duas vezes: a primeira em 1950, com Juanita Hardy (mãe de quatro filhos seus) e a segunda em 1976, com Joanna Shimkus (mãe de duas filhas suas).

Criado como católico, mais tarde se tornou agnóstico. Aos quinze anos, partiu para Miami com seu irmão mais velho e fez vários trabalhos antes de se alistar no exército. Era tão pobre que teve que dormir na rodoviária. Foi recusado em empregos e obrigado a dormir em bancos de praças e paradas de ônibus. Graças a essa experiência, futuramente participaria de Movimentos pela defesa dos Direitos Civis.

Em suas primeiras performances no teatro, ele foi rejeitado pelo público. Passou vários meses se dedicando aos estudos para evoluir como ator e conseguiu um papel de liderança, obtendo elogios pelo seu papel em Lisístrata. Em 1950 ele estreou nas telas em No Way Out (1950), no papel de um médico que trata um fanático europeu.

 A Vida e os Melhores Filmes de Sidney Poitier

Em 1997 ele começou a atuar como embaixador das Bahamas no Japão. Em 2009 foi premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade, pelo presidente Barack Obama. Segundo o ator, “Nós todos sofremos com as preocupações, mas a perfeição pode ser encontrada apenas no amor”.

Filmes Estrelados por Poitier

Acorrentados (The Defiant Ones, 1958)

image-2-1024x617 A Vida e os Melhores Filmes de Sidney Poitier

Dois fugitivos da cadeia, um branco e um negro, acorrentados um ao outro, têm de aprender a conviver e se dar bem para ter sucesso na escapada. Quando se livram das correntes, a hostilidade inicial se transformou em amizade e respeito.

Porgy e Bess (1959)

Porgy-e-Bess A Vida e os Melhores Filmes de Sidney Poitier

Passada em uma vila de pescadores negros na Carolina do Sul em 1912, a história é sobre Bess, que quer se livrar de seu amante Crown após ele ser perseguido por assassinato. O único disposto a oferecer a ela abrigo é o aleijado Porgy. O relacionamento entre os dois é ameaçado pela desaprovação da comunidade local.

O Sol Tornará a Brilhar (1961)

O-Sol-Tornara-a-Brilhar A Vida e os Melhores Filmes de Sidney Poitier

Walter é um jovem em luta com sua condição na vida. Vivendo num cubículo com a esposa, o filho, a irmã e a mãe, sente-se um prisioneiro até que um golpe de sorte financeiro acontece inesperadamente.

Tormentos d’Alma (1962)

Tormentos-da-Alma A Vida e os Melhores Filmes de Sidney Poitier

Frustrado por não conseguir ajudar um paciente afro-americano que odeia brancos, psiquiatra pede a seu superior para ser desligado do caso. O superior, então, conta a ele que, durante a Segunda Guerra, teve de tratar um nazista que odiava negros.

Uma Voz nas Sombras (1963)

Uma-Voz-nas-Sombras A Vida e os Melhores Filmes de Sidney Poitier

Um trabalhador de construção desempregado se dirige para o oeste, pára numa remota fazenda no meio do deserto quando seu carro, sem água, aquece demais. A fazenda é tocada por freiras do leste europeu, comandadas por uma Madre Superiora que passa a acreditar que ele foi enviado por Deus para construir uma igreja no deserto.

Uma Vida em Suspense (1965)

Uma-Vida-em-Suspense A Vida e os Melhores Filmes de Sidney Poitier

Alan é um estudante de psicologia em Seattle e é voluntário em uma linha direta para suicidas. Quando Inge Dyson liga dizendo que tomou uma quantidade enorme de soníferos, ele tenta ganhar tempo para que a polícia consiga achá-la e salvá-la.

Quando Só o Coração Vê (1965)

Quando-So-o-Coracao-Ve A Vida e os Melhores Filmes de Sidney Poitier

Homem negro e experiente passeia pelo parque quando encontra uma jovem linda, branca e cega. Eles ficam amigos e passam a se encontrar todos os dias. Aos poucos eles vão se tornando cada vez mais íntimos, mas a mãe da moça está convencida de que qualquer homem se interessaria pela filha apenas por sexo.

No Calor da Noite (1967)

No-Calor-da-Noite A Vida e os Melhores Filmes de Sidney Poitier

Um detetive negro tem que enfrentar o preconceito racial do xerife e de toda uma pequena cidade do Mississippi, durante a investigação do assassinato de um morador importante.

Adivinhe Quem Vem para Jantar (1967)

Adivinhe-Quem-Vem-Para-Jantar A Vida e os Melhores Filmes de Sidney Poitier

Um casal de liberais tem seus princípios e atitudes postos à prova quando recebem para jantar pela primeira vez o noivo negro de sua filha.

Ao Mestre com Carinho (1967)

Ao-Mestre-com-Carinho A Vida e os Melhores Filmes de Sidney Poitier

Mark Thackeray é um engenheiro desempregado que resolve dar aulas no bairro operário de East End, em Londres. A turma de alunos indisciplinados é liderada por Denham, Pamela e Barbara, e fará de tudo para que Mark desista da sua missão, como fez com seus predecessores.

Conheça Outras Publicações do Portal

Viagens no Tempo: 16 Filmes Imperdíveis

A Lenda de Tarzan: O Filme Que Eu Vi

Livros de Gil DePaula

www.clubedeautores.com.br — www.editoraviseu.com.br [email protected]

Clique aqui > https://clubedeautores.com.br/livro/o-bau-das-historias-inusitadas-2

image-11 A Vida e os Melhores Filmes de Sidney Poitier

Clique aqui > https://clubedeautores.com.br/livro/terras-dos-homens-perdidos

image-12 A Vida e os Melhores Filmes de Sidney Poitier

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: