Você é Emocionalmente Forte?

Voce-e-emocionalmente-forte Você é Emocionalmente Forte?

O que dizem os psicoterapeutas sobre as pessoas consideradas emocionalmente fortes

Elas sabem usar a energia mental

Elas sabem usar a energia mental


Pessoas emocionalmente inteligentes sabem filtrar tarefas e pensamentos, de modo que conseguem abstrair aquilo com o que não adianta se preocupar ou se esforçar. Da mesma forma que você desativa algumas funções e alguns aplicativos do seu celular quando a bateria está acabando, de modo que apenas o essencial fica ativo, uma pessoa emocionalmente forte faz o mesmo.

Isso exige treino, e uma boa dica é analisar os seus pensamentos e as suas reações diante do que acontece. Perguntas como “isso é realmente importante?” ou “eu vou conseguir resolver esse problema agora?” fazem toda a diferença. Não perca seu tempo e sua energia pensando em coisas que nem aconteceram ainda ou que não podem ser mudadas.

Elas lidam bem com seus pensamentos negativos

Elas lidam bem com seus pensamentos negativos


Não importa se você tem grana, beleza, saúde, amigos e amores. Uma hora ou outra sua mente vai ser bombardeada com pensamentos negativos, faz parte da natureza humana. Ter pensamentos negativos não é um problema, o que importa é o que você faz com eles.

Pessoas emocionalmente fortes têm diálogos internos e questionam a origem, a serventia e a solução para ideias negativas. Não significa que não ficam tristes, às vezes, mas sim que não se deixam embarcar nessa tristeza por muito tempo, de modo que estão em constante reflexão a respeito dos acontecimentos.

Elas trabalham para alcançar metas

Elas trabalham para alcançar metas


A palavra “meta” é geralmente vista como uma vilã, mas a verdade é que traçar metas é o primeiro passo para alcançá-las. Ter seus objetivos bem definidos vai fazer com que você tenha mais facilidade em enxergar seus propósitos.

Pessoas emocionalmente fortes não caem na cilada de esperar uma recompensa imediata. Em vez disso, elas sabem que é importante manter em mente seus objetivos em longo prazo. Elas sabem ver obstáculos como desafios e recebem críticas construtivas como uma oportunidade de aprender e melhorar.

Se você analisar bem, ninguém sabe de tudo, então quando uma pessoa corrige um erro seu e mostra como seria o jeito certo de lidar com determinado assunto, na verdade ela está ajudando você a ser melhor. Em vez de ficar com raiva ou com vergonha, quando alguém corrigir você sem a intenção de transformar essa correção em humilhação, agradeça e aprenda.

Elas analisam o próprio progresso

Elas analisam o próprio progresso


Sabe os objetivos sobre os quais falamos no tópico anterior? Pois é. Essas pessoas de inteligência emocional forte avaliam o que fizeram para alcançarem seus objetivos. Elas reconhecem o que foi bem feito e sabem avaliar o próprio progresso. Dessa forma, conseguem perceber também o que estão fazendo errado, de modo que já começam a pensar em uma maneira de melhorar.

Elas lidam bem com situações desconfortáveis

Elas lidam bem com situações desconfortáveis


Às vezes precisamos passar por situações desconfortáveis, e é comum que a maioria das pessoas faça de tudo para evitar circunstâncias de stress. Adivinha só como os emocionalmente fortes agem? Isso mesmo: eles tiram proveito dessas mesmas situações desagradáveis das quais quase todo mundo só pensa em se livrar.

Essa tolerância ao stress e ao desconforto não significa que sejam pessoas que gostam de sofrer, mas sim que reconhecem que, às vezes, esse mesmo desconforto pode trazer alguma coisa positiva. Esse raciocínio cabe no esforço da pessoa que vai à academia mesmo depois de um dia cansativo no trabalho e também daquela que se inscreve para assistir a mais duas palestras importantes mesmo na semana mais cheia de compromissos, por exemplo.

Elas são gratas

Elas são gratas


A palavra “obrigada” nos dá a noção de que, por alguém ter feito algo legal conosco, somos obrigados a retribuir. Na verdade, gratidão seria um termo mais interessante de ser usado, e é assim em outros idiomas. Gratidão é a sensação de agradecimento, de felicidade, de “Uau! Essa pessoa fez uma coisa incrível por mim, que alegria!”. Gratidão não faz com que ninguém seja obrigado a retribuir, como se gestos bacanas precisassem ser feitos sempre na espera de uma “recompensa”.

Pessoas emocionalmente fortes não apenas não se focam nessa coisa de obrigação como, em vez de esperarem ansiosamente pelo que falta, sabem agradecer por aquilo que já foi alcançado. Essa pequena mudança de ponto de vista pode parecer simples demais, mas os efeitos que ela proporciona são imensos.

Elas equilibram razão e emoção

Elas equilibram razão e emoção


Não raramente as pessoas gostam de dizer que são racionais ou emocionais, como se fôssemos dominados por apenas um desses lados. Ideal mesmo é equilibrar as duas coisas, de forma que esse equilíbrio sirva como base de autoanálise de sentimentos e atitudes. Essas pessoas se dão bem porque prestam atenção na forma que suas emoções podem influenciar seus julgamentos – convenhamos: não deveria ser sempre assim?

Elas vivem de acordo com os próprios valores

Elas vivem de acordo com os próprios valores


Essa é, de fato, uma característica presente em pessoas emocionalmente fortes e inteligentes. Vamos pela lógica: no mundo, há mais de 7 bilhões de pessoas. Se até as impressões digitais de cada uma delas é diferente, qual é a lógica de nos compararmos com os outros? Uma coisa é termos alguém que nos inspira e nos serve como mentor, outra coisa é usar essa pessoa como modelo na hora de tomar toda e qualquer decisão.

Pessoas mentalmente fortes vivem de acordo com os próprios valores e não enxergam problema algum disso – de fato, não há. Como explica a psicoterapeuta, essas pessoas não buscam ser melhores do que as outras, mas vivem com o objetivo de se manterem fieis a seus próprios princípios.

Livros de Gil DePaula

Livros de Gil DePaula

Foto-Resumo-THP-1 Você é Emocionalmente Forte?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: