O Brasil se Tornou Um País de Intolerantes?

Por Gil DePaula

Brasil-chorando2 O Brasil se Tornou Um País de Intolerantes?

Nos meus 63 anos vividos, nunca antes havia vivenciado o que ocorre agora neste país. Lembro, que cresci sobre os auspícios de uma ditadura militar, onde as pessoas tinham até receio de se pronunciarem contra atos do governo, pois corriam o risco de serem denunciadas e acabarem presas. Outro lado ruim, era o de uma sociedade extremamente machista, que poucas vozes davam às mulheres. Muitas viviam sobre o domínio de “seus homens”, tendo seus direitos vilipendiados.

Hoje, que supostamente vivemos em uma democracia, na realidade vivemos em uma nova ditadura; a da intolerância. Essa ditadura não é um privilegio de apenas uma ideologia. Se existe algo em que as correntes politicas divergentes convergem, é a intolerância com quem não coaduna com sua linha, com seus pensamentos, com quem não rezam pela cartilha da esquerda ou da direita, mesmo nos seus absurdos comportamentais.

Há algum tempo, em entrevista ao Pedro Bial, Willian Bonner comentou que não pode ir a uma padaria, a um cinema ou viajar de avião, pois várias vezes foi agredido verbalmente por pessoas que nem sequer sabem quem ele realmente é. Pessoas que já o aplaudiram em governos anteriores, hoje o atacam e vice-versa.

Há alguns dias, fiz um vídeo em que falava da truculência do Bolsonaro e da falta de empatia que ele demonstra com a vida humana. Resultado: fui atacado por bolsonaristas. E o pior; um deles, que sempre se disse meu amigo, foi autor de um ataque dos mais contundentes.

Depois, escrevi um texto em que eu condenava as figuras de Renan Calheiros e Omar Aziz e a forma com que eles vêm conduzindo a CPI da Covid. Então, foi a vez de os esquerdistas (petistas, lulistas) me atacarem nas redes sociais com xigamentos e ameaças. Entretanto, tive o bom senso de não responder a nenhuma das provocações, afinal, quando você se pronuncia publicamente, está exposto a elogios, concordâncias, críticas e discordâncias.

A falta de respeito a opinião alheia é gritante. Se não concordo com a sua opinião você também é um corrupto, ou tem bandido de estimação, ou é gado, ou genocida (as vezes expressões piores são usadas). Pessoas que eu reputei como equilibradas, constantemente, demonstram os seus desvarios nas redes sociais, atacam a todos, inclusive aos amigos. Alguns, beiram a obsessão e repetem a mesma cantilena diariamente, que geralmente são ataques ferozes aos seus desafetos. 

Muitos deles se diriam Cristãos, esquecendo que um dos maiores ensinamentos do Cristo, foi justamente a compreensão, a tolerância e o amor ao próximo. Que Deus se apiede deste país e toque o coração de todos nós, nos proporcionando empatia e grandeza moral.

Livros de Gil DePaula

Livros de Gil DePaula

Foto-Resumo-THP-1 O Brasil se Tornou Um País de Intolerantes?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: