Os Dez Melhores Filmes de Todos os Tempos Segundo o British Film Institute

 

Os-Dez-Melhores-Filmes-de-Todos-os-Tempos-1 Os Dez Melhores Filmes de Todos os Tempos Segundo o British Film Institute

A “Sight & Sound Magazine”, revista de cinema do British Film Institute, promoveu uma enquete com 358 diretores de 73 países para escolher os maiores filmes de todos os tempos. A enquete também ouviu, leitores, produtores, especialistas e críticos. Neste post, apresentamos apenas a versão com os votos dos diretores. Cineastas consagrados Woody Allen, Martin Scorsese, Quentin Tarantino, Abel Ferrara, Walter Salles, Fernando Meirelles, Guillermo Del Toro, Greg Mottola, Juan Campanella e Francis Ford Coppola participaram da enquete.
Os dez primeiros lugares trazem filmes realizados entre 1941 e 1979 e contempla os diretores Ozu Yasujirô, Stanley Kubrick, Orson Welles, Federico Fellini, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Alfred Hitchcock, Andrei Tarkovsky e Vittorio de Sica.

1 — Era Uma Vez em Tóquio

1 — Era Uma Vez em Tóquio

 

Era-Uma-Vez-em-Toquio Os Dez Melhores Filmes de Todos os Tempos Segundo o British Film Institute

Casal de idosos viaja a Tóquio, onde pretende visitar os filhos que há anos não veem. Porém, todos são muito atarefados e não têm tempo para dar-lhes atenção. Quando a mãe fica doente, os filhos vão visitá-la e complexos sentimentos são revelados entre eles.

2 — 2001: Uma Odisseia no Espaço — 2001: A Space Odyssey (Stanley Kubrick, 1968)

2 — 2001: Uma Odisseia no Espaço — 2001: A Space Odyssey (Stanley Kubrick, 1968)

2001-1 Os Dez Melhores Filmes de Todos os Tempos Segundo o British Film Institute

Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no planeta. Quatro milhões de anos depois, no século 21, uma equipe de astronautas a bordo da nave Discovery é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito.

3 — Cidadão Kane — Citizen Kane (Orson Welles, 1941)

3 — Cidadão Kane — Citizen Kane (Orson Welles, 1941)

Cidad%25C3%25A3o%2BKane Os Dez Melhores Filmes de Todos os Tempos Segundo o British Film Institute

Baseado na vida do magnata das comunicações William Randolph Hearst, o filme narra a história de Charles Foster Kane, o homem que construiu um império a partir do nada. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro, é considerado um dos filmes mais importantes da história.

4 — 8 ½ — Oito e Meio (Federico Fellini, 1963)

4 — 8 ½ — Oito e Meio (Federico Fellini, 1963)

Oito+e+Meio+cena+2 Os Dez Melhores Filmes de Todos os Tempos Segundo o British Film Institute

A maior das obras-primas de Fellini conta a história de Guido, um cineasta em crise de inspiração, que não consegue encontrar a ideia para seu próximo filme. Durante uma temporada de férias é assombrado por sonhos e recordações de passagens marcantes de sua vida.

5 — Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)

5 — Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)

o-TAXI-DRIVER-facebook Os Dez Melhores Filmes de Todos os Tempos Segundo o British Film Institute

Travis Bickle é um taxista solitário que vaga pelas noites da cidade buscando algo para ocupá-lo. Travis é incomodado pelo que considera o declínio moral a seu redor, e quando Iris (Foster), uma prostituta de 12 anos de idade, entra no seu táxi certa noite para fugir de um cafetão, Travis torna-se obcecado em salvá-la.

6 — Apocalypse Now — Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979)

6 — Apocalypse Now — Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979)

apoc1 Os Dez Melhores Filmes de Todos os Tempos Segundo o British Film Institute

O Capitão Willard recebe uma missão: matar um insano desertor, o Coronel Kurtz, que preparou uma tropa para atacar os próprios americanos. O filme ganhou uma versão estendida em 2001, com 50 minutos a mais em relação ao original.

7 — Um Corpo que Cai — Vertigo (Alfred Hitchcock, 1958)

7 — Um Corpo que Cai — Vertigo (Alfred Hitchcock, 1958)

annex20-20stewart20james20vertigo_nrfpt_09 Os Dez Melhores Filmes de Todos os Tempos Segundo o British Film Institute
Considerada a obra prima do mestre do suspense. Um detetive é contratado para seguir uma mulher com tendências suicidas e se envolve numa trama macabra.

8 — O Poderoso Chefão — The Godfather (Francis Ford Coppola, 1972)

8 — O Poderoso Chefão — The Godfather (Francis Ford Coppola, 1972)

O-Poderoso-Chefao Os Dez Melhores Filmes de Todos os Tempos Segundo o British Film Institutevito Os Dez Melhores Filmes de Todos os Tempos Segundo o British Film Institute
Don Corleone é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar pessoas realizando favores em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição.

9 — O Espelho — Mirror (Andrei Tarkovsky, 1974)

9 — O Espelho — Mirror (Andrei Tarkovsky, 1974)

O-espelho Os Dez Melhores Filmes de Todos os Tempos Segundo o British Film Institute
O mais autobiográfico trabalho do diretor Andrei Tarkovsky, no qual o garoto Alexéi passa pelos mesmos problemas e alegrias que o diretor passou, só que na tela. É um estudo da vida espiritual do homem contemporâneo, suas buscas e resoluções.

10 — Ladrões de Bicicleta — The Bicycle Thieves (Vittorio De Sica, 1948)

10 — Ladrões de Bicicleta — The Bicycle Thieves (Vittorio De Sica, 1948)

10-—-Ladroes-de-Bicicleta-—-The-Bicycle-Thieves-Vittorio-De-Sica-1948 Os Dez Melhores Filmes de Todos os Tempos Segundo o British Film Institute

bicycle-thieves-thumb-800x450-110212 Os Dez Melhores Filmes de Todos os Tempos Segundo o British Film InstituteDepois de procurar exaustivamente, Antonio consegue um emprego como colador de cartazes de cinema em Roma. Porém, logo no primeiro dia de trabalho sua bicicleta é roubada. Com o filho pequeno, começa uma busca desesperada pela bicicleta.

Livros de Gil DePaula

Livros de Gil DePaula

Livros-Gil-DePaula Os Dez Melhores Filmes de Todos os Tempos Segundo o British Film Institute

BHI-texto Os Dez Melhores Filmes de Todos os Tempos Segundo o British Film Institute

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: