Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste

Quatorze-Filmes-Imperdiveis-de-Faroeste Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste

Desde garoto, sou fã de filmes de faroeste da mesma forma que a maioria dos garotos da minha geração, que tínhamos nesse gênero de filme a principal atração das matinês dos domingos nos cinemas, ou nas seções da tarde na televisão. Inclusive, era comum entre nós as brincadeiras de “bang-bang”, com muita correria e tiros de mentiras.

Para relembrar um pouco dessa boa época realizei essa seleção de quatorze memoráveis filmes de faroeste.

O Tesouro de Sierra Madre (1948)

O Tesouro de Sierra Madre (1948)

TSM Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste
O Tesouro da Sierra Madre detém uma classificação máxima de 100% pelo Rotten Tomatoes. Foi reconhecido como um trabalho definidor na história do cinema porque não só foi filmado antes da popularização dos filmes de faroeste, mas também porque foi o primeiro filme a ser filmado fora dos Estados Unidos.

O enredo é um uma história clássica sobre a ganância e seus efeitos sobre as pessoas. A narrativa segue um grupo de homens em uma jornada para as montanhas de Sierra Madre em busca de ouro. Os críticos o descreveram como “Refeito, mas nunca duplicado, este conto de moralidade sombria e irônica representa o diretor John Huston na sua melhor forma.

No tempo das Diligências (1939)

No tempo das Diligências (1939)

NTD Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste
Este filme , dirigido por John Ford, com tema de faroeste, foi um dos primeiros a introduzir a ideia de estranhos com diferentes origens colaborando para um objetivo comum. Os personagens de No Tempo das Diligências estão todos a bordo de uma diligência em direção a Lordsburg, uma área controlada pela nação Apache.

Eles estão em uma viagem arriscada, considerando que o povo Apache pode atacá-los enquanto passam pelo Velho Oeste. O filme emocionante foi visto como crítico, pois trouxe de volta um gênero western após a era do cinema mudo. Embora alguns critiquem a representação dos nativos americanoss, ele possui uma classificação alta de 100% pelo Rotten Tomatoes.

Rio Vermelho (1948)

Rio Vermelho (1948)

RR Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste
Dirigido por Howard Hawks e estrelado por John Wayne e Montgomery Clift, foi sem dúvida um icônico filme de faroeste. Centra-se na jornada da dupla em sua primeira jornada conduzindo gado do Kansas ao Texas. Ao longo de sua viagem, ocorrem várias situações que quase os tiram do rumo.

Não havia apenas desafios físicos, mas também emocionais. O enredo fenomenal e as habilidades de talentosas atuações são, em última análise, o que levou este filme ao próximo nível. O falecido crítico de cinema Roger Ebert até chamou Red River de “um dos maiores filmes de faroeste de todos os tempos”. E possui uma classificação perfeita de 100% no Rotten Tomatoes.

Onde Começa o Inferno (1959)

Onde Começa o Inferno (1959)

OCI Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste
O mundo dos filmes de faroeste contém muitos clássicos atemporais. Um deles é Onde Começa o Inferno, dirigido por Howard Hawks, que recebeu uma classificação de 98% do Rotten Tomatoes. Estrelado por John Wayne, o enredo do filme se desenvolve depois que um conhecido fazendeiro é preso pelo xerife da cidade. Este evento leva a muitas reações violentas dos moradores locais.

Mais tarde, foi divulgado que o objetivo do filme era ser completamente diferente de “Matar ou Morrer”, um filme em que John Wayne admitiu detestar a maneira como o personagem principal agia com o que ele percebia como fraqueza. Esta é a razão pela qual o personagem de Wayne foi percebido como corajoso e forte.

Por Um Punhado de Dólares (1964)

Por Um Punhado de Dólares (1964)

por-um-punhado-de-dolares-1 Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste
O primeiro da trilogia Dólares, Por um Punhado de Dólares, foi dirigido por Sergio Leone, conhecido por fazer seus personagens vilões e heróis parecerem semelhantes entre si. Eles geralmente parecem rudes e desalinhados, dando-lhes uma aparência ambígua. Isso continuou com os seguintes filmes da trilogia.

O roteiro de estilo faroeste narra incidentes selvagens que ocorrem com o personagem principal, Joe, em “Por Uns Dólares a Mais”, interpretado por Clint Eastwood. Joe coloca duas famílias opostas uma contra a outra em uma pequena cidade cheia de ganância e vingança. Rotten Tomatoes avaliou o filme em 98%.

Deadwood: O Filme (2019)

Deadwood: O Filme (2019)

deadwood Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste
Após o sucesso do show do gênero Velho Oeste da HBO, Deadwood, eles decidiram lançar o filme dirigido por Daniel Minahan. Felizmente, ele também é muito bom. No entanto, alguns espectadores ficaram descontentes com a longa espera entre o último episódio em 2006 e o lançamento do filme em 2019.

Ele ainda recebeu uma alta classificação de 98% pelo Rotten Tomatoes por causa de sua capacidade de continuar o enredo como se nada tivesse parado. O filme se passa em 1876 e se concentra em como o campo de mineração de ouro dos personagens progrediu, especificamente, como se transformou em uma cidade oficial em Dakota do Sul.

Três Homens em Conflito (1966)

Três Homens em Conflito (1966)

THC Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste
Três Homens em Conflito foi o último filme da trilogia Dollars. Os três filmes, dirigidos por Sergio Leone, têm uma abordagem atípica na hora de perceber os “bons” e “maus” da trama. Embora normalmente os bandidos dos filmes de faroeste pareçam sujos, com a barba por fazer e robustos, os heróis de Leone assumem a mesma aparência.

Por causa do enredo e dos personagens, que possuem personalidades autênticas e complicadas, o diretor usou da ambiguidade, especialmente porque o personagem de Clint Eastwood era um bandido que tinha uma bússola moral. Rotten Tomatoes avaliou 97%.

Os Brutos Também Amam (1953)

Os Brutos Também Amam (1953)

Os-Brutos-Tambem-Amam Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste
As impressões sobre a vida no Velho Oeste peça perspectiva de uma criança não é comum para esse gênero de filme. No entanto, o diretor George Stevens decidiu correr esse risco, e provou ser bom. Os críticos elogiaram a perspectiva diferente, e provavelmente é uma razão pela qual o Rotten Tomatoes deu uma classificação de 97%.

Após o fim da Guerra Civil, um viajante com um passado misterioso chamado Shane (Alan Ladd) se estabelece numa cidade no estado de Wyoming. Como na maioria dos filmes de faroeste, o conflito surge e os fazendeiros e pecuaristas começam a se enfrentar, brigando pela terra.

Rastros de Ódio (1956)

Rastros de Ódio (1956)

Ro Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste
O talento de John Ford como diretor foi possivelmente o que ajudou Rastros de Ódio a se tornar tanto comercialmente admirado quanto aclamado pela crítica. Não só recebeu uma classificação alta do Rotten Tomatoes de 96%, mas também foi nomeado “O Maior Western de Todos os Tempos” pelo American Film Institute.

A história se desenrola quando um veterano da Guerra Civil embarca em uma jornada para encontrar sua sobrinha de 9 anos desaparecida, Debby, enquanto a contra os índios no Texas estava ocorrendo. A viagem se torna traiçoeira quando ele descobre que a garota foi levada pelo povo Comanche.

Os Imperdoáveis (1992)

Os Imperdoáveis (1992)

OS-IMPERDOAVEIS Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste
O ator principal, Clint Eastwood, também foi o diretor de Imperdoáveis, e digamos que ele fez um trabalho fenomenal em ambas as funções. O filme foi aclamado pela crítica e acabou ganhando quatro Oscars. É compreensível por que o Rotten Tomatoes deu uma classificação de 96%.

O roteiro seguiu a vida de um velho fora-da-lei que encerrou sua carreira de violência, mas acaba aceitando mais uma empreitada. A trama foi aplaudida por reconhecer a dificuldade em tentar se separar da antiga vida criminosa. A trama em Os Imperdoáveis abriu caminho para que o gênero Western assumisse um tom mais sombrio.

3:10 para Yuma (1957)

3:10 para Yuma (1957)

yuma Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste
Até hoje, 3:10 to Yuma é considerado um dos filmes clássicos do gênero faroeste mais admirados. Isso parece válido desde que foi lançado durante o auge dos filmes do Velho Oeste. Exceto que teve uma abordagem mais psicológica, deixando os espectadores em suspense imaginando o que o personagem principal, Dan Evans, fará.

Evans se oferece como voluntário para um trabalho em que acompanha um bandido condenado, Ben Wade, até uma prisão. Desde manipular sua escolta até a gangue de Wade tentando libertá-lo, vários eventos chocantes ocorrem durante sua jornada. O original, diridido por Delmer Daves, foi tão admirado, com uma classificação de 96% no Rotten Tomatoes, que um remake dirigido por James Mangold chegou a ser feito em 2007.

Matar ou Morrer (1952)

Matar ou Morrer (1952)

matar-ou-morrer Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste
Quando High Noon foi filmado em 1952, o medo do comunismo estava circulando com força pelos EUA. Pode ser por isso que se acredita que este filme tenha sugestões políticas. Gary Cooper, vencedor do Oscar, interpretou o xerife Will Kane, que protege sua pequena cidade de uma gangue selvagem de bandidos.

O filme, dirigido por Fred Zinnemann, recebeu críticas diferentes. John Wayne disse que era “a coisa mais antiamericana que já tinha visto em toda a sua vida”. Ele pensou isso por causa do enredo estranho, onde o abandono é predominante. Apesar da polêmica, o filme continua icônico, com classificação de 95% do Rotten Tomatoes.

Bravura Indômita (2010)

Bravura Indômita (2010)

BI Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste
Não é comum que os remakes sejam melhores que o original, mas os irmãos Coen provaram o contrário. A versão de 2010 de Bravura Indômita honrou o clássico de 1969. A releitura acompanhou a vida de uma menina de 14 anos em busca de vingança após a morte do pai.

A jovem, Mattie Ross, interpretada por Hailee Steinfeld, contrata três homens para ajudá-la em sua jornada pelo oeste, incluindo um US Marshal e um Texas Ranger. A história e a atuação de faroeste foram aclamadas pela crítica, especialmente pelo papel principal incomum para uma garota. Rotten Tomatoes avaliou em 95%.

Era Uma Vez no Oeste (1968)

Era Uma Vez no Oeste (1968)

era-uma-vez-no-oeste Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste
Como este filme contém ideias comuns tipicamente vistas em filmes historicamente de faroeste foi considerado um clássico. De avanços modernos na fronteira à retaliação contra inimigos, Era uma vez no oeste, dirigido por Sergio Leone é apreciado por muitos críticos. Rotten Tomatoes avaliou o roteiro com alta de 95%.

Quando uma linha férrea perturba o abastecimento de água de Flagstone, uma cidade fictícia no Velho Oeste, os moradores começam a brigar pela terra. A violência surge quando o fora-da-lei da cidade, Frank, interpretado por Henry Fonda, se livra do dono da terra. Com um enredo emocionante e trilha sonora de Ennio Morricone, podemos ver porque o filme foi aclamado pela crítica.

 

Livros de Gil DePaula

Livros de Gil DePaula

Foto-Resumo-THP-1 Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste

BHI-texto Quatorze Filmes Imperdíveis de Faroeste

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: