O Dia da Família – 08 de Dezembro

Por Gil DePaula

O-dia-da-familia O Dia da Família - 08 de Dezembro

 

Desde os primórdios da sociedade se constituiu a família, que em sua primeira etapa se mantêm por seus laços de sangue. Em uma segunda etapa, os laços são estendidos e agregam-se os chamados parentes de segundo, terceiro grau (primos, sobrinhos, genros, noras, etc.) criando-se núcleos familiares.

Poucos sabem, mas existe o Dia da Família, que é comemorado no dia 8 de dezembro. Eu, particularmente, sou contra este estigma de se ter dia para tudo, pois acredito que comemorações verdadeiramente importantes são deixadas de lado, ou totalmente esquecidas como é o caso do Dia da Família.

Apesar de ser pai trocaria toda a comemoração que é realizada no Dia dos Pais, por uma comemoração mais grandiosa no Dia da Família, e explico: se existem avós, pais, tios, filhos, netos, etc., é porque primeiramente uma família foi constituída.

Entendo a família como a base da formação do individuo que vai nortear, em sua quase totalidade, os seus passos, ditando a sua formação moral e ética. Dificilmente, as pessoas não se manterão dentro das regras e dos conceitos lhes ensinado no núcleo familiar. Lembro, que regras e conceitos são melhores aprendidos pelo exemplo. Não adianta ralharmos com nossos filhos por colocarem o dedo no nariz, se constantemente fazemos isso.

Tenho amigos que se orgulham da formação moral, intelectual e profissional dos seus filhos, com a consciência de que participaram desse processo, pois propiciaram aos mesmos as condições educacionais e/ou financeiras para que isso fosse alcançado.

Em uma concepção mais simples, podemos notar que mesmo as famílias consideradas desunidas, em um momento de ataque a qualquer dos seus membros por um agente externo, tende a se unir e partir em defesa do atacado.

Dificilmente, vamos encontrar alguém que não deseja e não gosta de estar reunido com os seus familiares naqueles tradicionais almoços de domingo.

Famílias bem estruturadas tendem a se apoiar em seus membros dividindo com eles problemas, alegrias e tristezas. Qual aquele que não se sente amado, quando é alvo da preocupação de um familiar?

Poderia continuar tecendo várias considerações do porquê considero o Dia da Família um dos dias mais importantes, porém, apenas solicito que todos realizem uma pequena reflexão sobre este tema, e que continuem se amando (mesmo nas horas de conflito), mantendo assim saudável esta célula tão importante na formação da sociedade.

 

Livos de GilDePaula. --. www.clubedeautores.com.br

Livos de GilDePaula. --. www.clubedeautores.com.br

BHIF4 O Dia da Família - 08 de Dezembro

THP O Dia da Família - 08 de Dezembro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: