Por Gil DePaula
A banda Legião Urbana – para mim – foi a mais importante do rock brasileiro. Suas canções marcaram profundamente a cultura e a sociedade brasileira nos anos 80/90. A obra musical do grupo abordando o amor, a sociedade, a política, a espiritualidade, a contestação, foi e é caracterizada por letras poéticas, reflexivas e tocantes.
A capacidade de expressar emoções complexas de forma simples e direta é a principal característica da banda. As composições com versos facilmente compreensíveis se conectam com as vivências e as experiências dos fãs. A Legião também se destacou pela sua aptidão em mesclar diferentes estilos musicais, tais quais: blues, rock, pop, punk e MPB, inovando a música brasileira.
Uma das coisas que mais me agrada na obra musical da Legião Urbana, é a sua conotação crítica em relação à sociedade brasileira e aos problemas políticos e sociais do país. Várias das suas canções criticam a corrupção, a desigualdade social, a falta de humanidade e conflito familiar.
Na obra da Legião Urbana a poesia e espiritualidade se destacam, em letras que abordam a morte e a filosofia.
Os frutos musicais da Legião Urbana é um legado sem precedentes para a cultura brasileira, que até hoje inspira as novas gerações de artistas e público.
Acrilic on Canvas;
Meus Poemas Prediletos da Banda
Meus Poemas Prediletos da Banda
Quase Sem Querer;
Giz;
Baader Meinhof Blues;
Eduardo e Mônica;
Tempo Perdido;
Depois do Começo;
Fátima;
Perdidos no Espaço;
Teorema;
Angra dos Reis;
Eu Sei;
Daniel na Cova dos Leões;
Será;
Índios;
Monte Castelo;
Clarisse.
Livros de Gil DePaula -- www.clubedeautores.com.br -- www.editoraviseu.com.br -- [email protected]
Livros de Gil DePaula -- www.clubedeautores.com.br -- www.editoraviseu.com.br -- [email protected]