Ensaio Sobre a Alienação

Por Gil DePaula

Ensaio-Sobre-a-Alienacao. Ensaio Sobre a Alienação

De forma genérica, podemos definir a alienação, como a incapacidade do indivíduo de pensar por si mesmo, fugindo das armadilhas que lhe foram impostas, e que o colocam em uma caixa, de onde não consegue sair e enxergar as diversas variáveis externas e complementares, que o levaria a evolução do seu pensamento, fazendo-o, enxergar o mundo, sobre outro prisma, pois aquilo que lhe foi pré-estabelecido, sobre quaisquer assuntos, sejam: políticos, religiosos, relacionamentos, finanças, saúde, etc., tornam-se, para ele, uma verdade incontestável, até que seus olhos se abram.

A escola, que poderia ser o berço do pensamento independente e progressivo, infelizmente, não ensina às crianças, a desenvolver e usar as suas próprias mentes, mas sim a adotar e usar os pensamentos de outros, destruindo a capacidade de pensamento criativo e independente. Excetuam-se, alguns casos raros, em que crianças, contando com a sua força de vontade, ou com a ajuda de algum pai ou professor mais consciencioso, conseguem desenvolver e manter o seu próprio modo de pensar, pois todo o sistema de ensino é administrado de forma a – estrategicamente – ensinar às crianças quase tudo, exceto como usarem as suas mentes e pensarem de forma independente.

Geralmente, a alienação se intensifica na juventude com a cooperação de pais, professores, instrutores e líderes religiosos, que por conveniência, conscientemente ou não, lhes impõe seus pensamentos de ideias não comprovadas, afetando as mentes desses jovens, lhes trazendo o medo. A religião é um dos principais artífices dessa ação (quem um dia não teve medo do inferno?).

As crianças crescem, mas carregam a dificuldade de pensar por si mesmas. Uma vez capturada a mente de uma criança através do medo, está enfraquecida a habilidade dessa criança de pensar racionalmente e de pensar por si mesma. Essa fraqueza ela carregará durante toda a sua vida, a alienando profissionalmente, politicamente, em seu casamento e demais relacionamentos.

A Alienação Brasileira

A Alienação Brasileira

A alienação da grande maioria dos brasileiros é marcante e preocupante. Por quê? Por sermos um povo que, mesmo nas desgraças, privilegia, festeja e coloca em primeiro lugar, homens correndo atrás de uma bola de futebol, ganhando milhões, enquanto ele mesmo, muitas vezes, está à mingua. Que baba, em frente a uma tela de TV, assistindo às cenas pesadas e inconvenientes de novelas, idolatrando os seus atores. Que acorda às 4h da manhã, para assistir a um simples treino de Fórmula Um, no intuito de ver quem chega em primeiro lugar, quando, muitas vezes, ele é o último em vários segmentos da vida. Que estagniza toda sua vida, para curtir uma copa do mundo e/ou carnaval.

Preocupante, também, são os heróis que criamos. “Heróis” que nada fazem pelo próximo, que nada produzem, que a ninguém socorreram ou salvaram. “Heróis de papel”, que desfilam em passarelas, Heróis de “Shows da Realidade” (??), heróis de campos de futebol ou de novelas. Heróis, que apenas e somente, comprovam a alienação de todo um país.

A alienação política é uma das mais perniciosas, pois é a responsável por todo um sistema de governo corrompido e de privilégios para poucos. O alienado político, é incapaz de enxergar (ou se faz de cego), toda a bandalheira que os políticos que defendem cometeram. Na realidade, a alienação dessa turma é de tal monta, que as provas mais concretas das falcatruas, esfregadas em suas faces, não os fazem corar, e ainda desculpam e defendem os cafajestes.

Como Superar a Alienação

Como Superar a Alienação


O pensamento disciplinado e organizado com foco na forma de pensar construtiva, deixando de lado o medo, o desencorajamento, o desespero e a destruição, definindo propósitos de fé, coragem, esperança, e a força de vontade para deixar para trás conceito antigos e arraigados, dominantes em cada um, é o princípio básico para superar a alienação.

“Pensa! O pensamento tem poder. Mas não adianta só pensar. Você também tem que dizer! Diz! Porque as palavras têm poder. Mas não adianta só dizer. Você também tem que fazer! Faz!”.

 

Livros de Gil DePaula

www.amazon.com.br          www.clubedeautores.com.br   – digite: Gil DePaula

Livros-de-Gil-DePaula Ensaio Sobre a Alienação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: